As origens do V6

O motor tão badalado da Alfa Romeo estreou no Alfa 6, um
amplo sedã de linhas tradicionais que antecedeu o 164

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Não existe "alfista" que não se comova ao ouvir o ronco do V6 da tradicional marca de Arese, fundada em 1910, mas poucos conhecem sua origem. Bem antes dos atuais 156 e 166, antes mesmo do 164 (lançado em 1987), sua origem remonta ao Alfa 6 (Sei, em italiano), introduzido em 1979.

O 6 representava o topo da linha Alfa Romeo naquele tempo de independência de projetos, já que passaria ao grupo Fiat apenas em 1986. Era um grande sedã de três volumes e quatro portas, com 4,76 metros de comprimento e 2,6 m de distância entre eixos. Desde 1968 os italianos estudavam um sucessor para o 2600, lançado em 1962 e que fizera sucesso naquela década, mas demoraram a seguir adiante.

As linhas conservadoras, que lembravam as de nosso 2300, foram criticadas, mas o desempenho e o ruído apaixonante do motor V6 já cativavam os entusiastas

Seu estilo era típico da família, com quatro faróis circulares incrustados em uma grade preta, o "escudo" da marca no centro, formas retilíneas e a tampa do porta-malas mais elevada que o capô, gerando a ampla capacidade de 500 litros. Lembrava vagamente nosso 2300 e tinha bom Cx de 0,41. Entretanto, já no lançamento era criticado por ser conservador em excesso, nada acrescentando ao que a empresa tinha a apresentar nos anos 70.

Como todo Alfa "dos bons tempos" — como diriam os puristas —, tinha tração traseira. O motor e o câmbio eram dianteiros, sem o uso do transeixo posterior como no Alfetta, mas a exemplo desta a suspensão posterior seguia o conceito De Dion, com molas helicoidais. A dianteira era independente por braços sobrepostos com barras de torção.




Técnica sofisticada: o motor com bloco de alumínio e carburação individual, que extraía 63 cv de cada um de seus 2,5 litros de cilindrada, e a suspensão traseira do tipo DeDion, com os discos de freio internos, junto ao diferencial

Sofisticados eram os freios, a disco ventilado na frente e a disco atrás, estes com montagem interna (inboard), próxima ao diferencial. Havia dois circuitos hidráulicos, um para os freios dianteiros somente e outro para os quatro. Ou seja, cada disco à frente possuía duas pinças. Os pneus eram 195/70-14. Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 23/9/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados