Best Cars Web Site
Páginas da História
Em 1972 a Maserati lançava uma variante mais econômica do Bora, o Merak, também desenhado por Giugiaro, equipado com o motor V6 e câmbio desenvolvidos para o Citroën SM (leia história). A única alteração foi o aumento da capacidade do motor para três litros.
A produção dos dois modelos chegou a ser interrompida em 1975, mas a Maserati logo retornou ao mercado pelas mãos de Alejandro de Tomaso
Externamente, as diferenças significativas estavam na traseira, que no Bora seguia um estilo fastback, com janelas de vidro. No Merak estes vidros foram suprimidos, mantendo-se apenas a coluna estrutural -- havia também pequenas diferenças na frente e nas rodas. As performances do Merak eram respeitáveis, alcançando velocidade máxima de 225 km/h a um preço muito atraente.

Em 1973 a Citroën passava por dificuldades financeiras, que resultaram em sua compra pela Peugeot e no fim do acordo Maserati-Citroën. Em virtude desta crise, a Maserati voltou a passar por problemas, chegando inclusive a suspender sua produção por um período em 1975.

Com financiamento estatal, o argentino Alejandro de Tomaso, construtor de automóveis famosos como o De Tomaso Pantera e o Mangusta e ex-corredor da Maserati, assumiu o controle da marca. No mesmo ano foram lançadas novas versões dos modelos Bora e Merak. O Bora teve o motor aumentado para 4,9 litros, desenvolvendo agora 335 cv e visando o mercado americano, e o Merak ganhou duas novas versões: a SS, com 220 cv, e a 2000 GT, com motor menor, para o mercado italiano, em função de categorias de impostos.

Com duplo ajuste do volante e até regulagem da distância dos pedais, o motorista não entrava em um Maserati Bora: ele o vestia

O Bora foi produzido até 1979, num total de apenas 571 unidades. Já o Merak sobreviveu até 1983, quando haviam sido produzidas 626 unidades da versão básica, 993 da SS e 190 da 2000 GT.

Apesar de construídos durante um período de controle francês sobre a Maserati, os modelos Bora e Merak são colocados por estudiosos da marca entre os melhores modelos de rua produzidos por ela. Com certeza, jamais uma estrela e um vento tiveram tanto prestígio como quando seus nomes foram associados à lendária Maserati.

Clássicos - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados