O mais avançado dos Mercedes O
título antecipa o que esperar do 450 SEL 6.9, |
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A designação Classe S ainda não era oficialmente utilizada quando, em setembro de 1972, a Mercedes-Benz apresentou sua nova série de sedãs de grande porte, a W116. As primeiras versões foram 280 S, SE e
350 SE, seguidos em março de 1973 pelos mais potentes 450 SE e SEL. |
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Couro e madeira em profusão
no interior, dotado de requintes como ar-condicionado automático e
controlador de velocidade |
Traziam novidades como suspensão dianteira de
raio de rolagem nulo e sistema antimergulho, inspirada no carro-conceito C111
(saiba mais), e estrutura com deformação programada (frente e traseira projetadas para absorver os impactos). Mas o supra-sumo em desempenho chegou apenas em setembro de 1975: o 450 SEL 6.9, um supersedã de
6.834 cm3. |
Além do
motor V8 de 286 cv, apto a 225 km/h, o 6.9 inovava com a suspensão Com 286 cv a 4.250 rpm de
potência líquida (250 cv a 4.000 rpm
no mercado americano, por causa das normas de emissões) e 56 m.kgf de
torque a 3.000 rpm, podia levá-lo de 0 a 100 km/h em 7,4 s e à velocidade máxima de 225 km/h. Mais que os números, impressionava a suavidade e o baixíssimo nível de ruído, inclusive da suspensão pneumática com controle hidráulico de altura, que dispensava molas e amortecedores, exclusiva da versão. Na traseira, os braços semi-arrastados eram de alumínio. |
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O amplo
porta-malas -- 520 litros -- não trazia o estepe, montado por baixo Foram produzidos 7.380 destes Mercedes muito especiais, com um dos maiores motores já empregados pela marca e soluções de engenharia sem competidores nos anos 70. A série W116 deu lugar a uma nova
Classe S em 1979, abrindo espaço para outros símbolos de luxo, desempenho e sofisticação técnica da marca da estrela. |
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