A carroceria de Pininfarina se destacava pela traseira curta e o longo capô. A lateral dianteira trazia um ressalto em forma de lança, com três entradas de ar retangulares. Meses após o lançamento, a Maserati introduziu novos faróis e janelas laterais, que melhoraram bastante o estilo esquisito inicial. Uma versão spider (pequeno conversível) seria apresentada do Salão de Turim seguinte, mas só duas foram fabricadas. Ao todo, apenas 61 desses veículos artesanais seriam produzidos até 1950. |
Um belo cupê de competição A6GCS/53 Pininfarina, de 1953, leiloado pela empresa Bonhams |
Em 1951 surgia o A6G,
segunda geração com motor ampliado para 1.954 cm³ e os três
carburadores Weber 36 DO4 de série. Era a versão de rua do A6GCS,
campeão em 1948 da categoria 2.000 cm³ no Campeonato Italiano com
Giovanni Bracco. O motor de liga leve era menor que o original (1.979
cm³) na cilindrada e tinha taxa de compressão de 7,8:1. Com duplo
comando de válvulas, rendia 100 cv a 5.500 rpm e o carro alcançava
entre 160 a 180 km/h, dependendo da regulagem do motor e carroceria. |
A tecnologia dos motores Maserati surpreendia para seu tempo: bloco e cabeçote em liga leve, duplo comando de válvulas e, em 1956, duas velas por cilindro |
Mesmo com cantos bem
arredondados, a linha das janelas laterais traseiras continuava na do
vidro de trás. Com 4,09 m de comprimento e 2,5 m entre eixos, pesava
840 kg. O construtor de carrocerias Serafino Allemano, de Turim, foi o
responsável por 21 sofisticados cupês de quatro lugares e teto alto,
os 2000 Berlina. Seis cupês de teto rebaixado foram obra de Pietro
Frua, também autor de 11 conversíveis para dois passageiros. Esses
modelos eram identificados como 2000 Sport. |
O A6G/54: linhas harmoniosas e motor de 2,0 litros com 150 cv, com o tridente da marca em evidência na grade |
A vitória do A6 na
classe 2,0-litros do campeonato italiano de GT em 1956, sobre o
Fiat 8V com carroceria Zagato, fechou com
chave de ouro a história desse pioneiro italiano. Tal mérito coube ao
A6G/54-2000, versão para corridas em circuitos fechados ou de rua.
Espartano e com teto bem baixo, levava dois ocupantes. Foram 20 cupês
— um até com teto de bolha dupla — e um spider. Chegava a 210 km/h. |
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