O motor do Lambda era também peculiar: tinha quatro cilindros em "V" de ângulo estreito, bloco de alumínio, comando de válvulas no cabeçote e trabalhava em rotações acima da média da época. De início eram 2.119 cm³ de cilindrada (75 x 120 mm) e potência máxima de 49 cv (líquidos) a 3.250 rpm. O câmbio era de três marchas, com tração traseira, e os freios a tambor tinham acionamento mecânico e atuavam nas quatro rodas, o que era raro. A velocidade máxima ficava em torno de 110 km/h. |
![]() |
A versão conversível, denominada Torpedo, evidenciava a altura reduzida do Lambda, que teve motores de 49 a 69 cv durante os nove anos de produção |
O advento do monobloco
tornou difícil a tarefa dos "encarroçadores", que produziam
carrocerias especiais, ao gosto do cliente, para os chassis dos
fabricantes. O Lambda tinha a carroceria feita pela própria Lancia —
alguns, porém, tentaram modificá-la. Essa dificuldade levou a marca a
retornar ao chassi separado no modelo Dilambda, em um clássico caso de
solução à frente de seu tempo. |
Uma das primazias do modelo, o monobloco foi abandonado em seus sucessores por dificultar a produção de carrocerias especiais |
![]() |
Na sétima série o motor
passava a 2.370 cm³ (79,3 x 120 mm) e à potência de 59 cv às mesmas
3.250 rpm, mudança seguida de novo aumento de potência na oitava:
agora eram 2.568 cm³ (82,5 x 120 mm) e 69 cv a um regime mais alto,
3.500 rpm, suficientes para chegar a 125 km/h. |
![]() |
A distância entre eixos passou de 3,10 para 3,42 metros na sexta geração, levando a Lancia a sua redução nas versões que competiram na Mille Miglia |
A nona série foi a última, tendo a produção encerrada em 1931, após cerca de 13 mil unidades. Cedeu o lugar aos modelos Artena, também com motor V4, e Astura, com um V8 — ambos com chassi separado. O monobloco voltaria à cena apenas em 1936, com o Aprilia. Mesmo tendo sua principal solução técnica abandonada, o Lambda teve uma contribuição decisiva para firmar a imagem de inovação e refinamento que marcaria a Lancia por muito tempo. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |