Foguete de bolso
Pequeno e despretensioso, o Sports 800, primeiro esportivo |
Era uma fase de
crescimento sem precedentes na Toyota. A história de sucesso do maior
fabricante de automóveis do Japão vinha desde 1937, quando Kiichiro
Toyoda fundou a empresa a partir da Toyoda Automatics Loom Works. Mas
foi de 1955 a 1961 que sua produção começou a ganhar um expressivo
fôlego, crescendo dez vezes para 211 mil unidades ao ano. O pequeno
Toyopet Crown e o Land Cruiser começavam a explorar mercados externos e
chegava a hora de explorar segmentos ainda não atendidos pela marca,
como o dos esportivos. |
O precursor: o carro-conceito Publica Sports, de 1962, com um inusitado teto que deslizava para trás |
O novo Toyota também
era chamado de S800, apesar do roadster
Honda de mesmo nome. Embora esquecido com o passar dos anos, o
Sports 800 tinha um grande carisma potencial que não foi bem
explorado, talvez por ter existido antes da explosão japonesa no
mercado mundial na década de 1970. Era quase impossível não se
afeiçoar por um carrinho com todo o jeito de esportivo, mas apenas
3,58 metros de comprimento, 1,46 m de largura e 1,17 m de altura. |
Além da semelhança frontal com o grande esportivo 2000 GT, o Sports 800 impressionava pelo porte compacto: apenas 3,58 metros de comprimento, menos que um Ford Ka |
Por usar portas de abertura tradicional, a frente do Sports 800 parecia ser bem menor em relação ao Publica Sports. Outro destaque eram os pára-choques divididos em duas peças verticais, tanto na frente quanto atrás. Se o carro-conceito exposto no salão derivava do Publica, o Sports 800 era baseado no pequeno modelo 800 de Luxe, para quatro passageiros, vendido apenas no mercado japonês. Continua |
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