Foguete de bolso

Pequeno e despretensioso, o Sports 800, primeiro esportivo
da Toyota, provou nas pistas as vantagens de seu tamanho

Texto: Fabiano Pereira - Fotos: divulgação

Era uma fase de crescimento sem precedentes na Toyota. A história de sucesso do maior fabricante de automóveis do Japão vinha desde 1937, quando Kiichiro Toyoda fundou a empresa a partir da Toyoda Automatics Loom Works. Mas foi de 1955 a 1961 que sua produção começou a ganhar um expressivo fôlego, crescendo dez vezes para 211 mil unidades ao ano. O pequeno Toyopet Crown e o Land Cruiser começavam a explorar mercados externos e chegava a hora de explorar segmentos ainda não atendidos pela marca, como o dos esportivos.

No Salão de Tóquio de 1962, no estande da Toyota um pequeno cupê futurista chamava a atenção, por seu teto com ampla área envidraçada que deslizava para trás. Parecia um caça da aeronáutica. Com o nome Publica Sports, era baseado no Publica de produção apresentado um ano antes, que lembrava muito o Trabant da Alemanha Oriental. Brotava ali a idéia de acrescentar um inédito carro esporte à linha, o que aconteceria em 1965 com o Sports 800.

O precursor: o carro-conceito Publica Sports, de 1962, com um inusitado teto que deslizava para trás

O novo Toyota também era chamado de S800, apesar do roadster Honda de mesmo nome. Embora esquecido com o passar dos anos, o Sports 800 tinha um grande carisma potencial que não foi bem explorado, talvez por ter existido antes da explosão japonesa no mercado mundial na década de 1970. Era quase impossível não se afeiçoar por um carrinho com todo o jeito de esportivo, mas apenas 3,58 metros de comprimento, 1,46 m de largura e 1,17 m de altura.

Com o desenho fastback tão popular na época em qualquer canto do mundo, era um targa de dois lugares e linhas simples, mas atraentes. Arredondado, tinha coeficiente aerodinâmico (Cx) notável de 0,34. Os dois faróis dianteiros circulares chamavam a atenção se comparados ao tamanho do veículo. Mais que isso, adiantavam a característica estética mais marcante do lendário 2000 GT, apresentado também em 1965, mas só lançado dois anos mais tarde.

Além da semelhança frontal com o grande esportivo 2000 GT, o Sports 800 impressionava pelo porte compacto: apenas 3,58 metros de comprimento, menos que um Ford Ka

Por usar portas de abertura tradicional, a frente do Sports 800 parecia ser bem menor em relação ao Publica Sports. Outro destaque eram os pára-choques divididos em duas peças verticais, tanto na frente quanto atrás. Se o carro-conceito exposto no salão derivava do Publica, o Sports 800 era baseado no pequeno modelo 800 de Luxe, para quatro passageiros, vendido apenas no mercado japonês. Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 30/3/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados