Sonho sobre rodas
O Borgward Isabella foi a melhor interpretação do desejo |
No início era um sonho de
criança. Em Altona, Alemanha, o pequeno Carl Friedrich Wilhelm Borgward,
aficionado por automóveis, tinha como meta construir essas máquinas, o
que mais tarde o levaria a se tornar engenheiro. Após trabalhar nas
indústrias metalúrgica, têxtil e de maquinário agrícola, Borgward passou
a produzir autopeças em Bremen em 1919. Cinco anos mais tarde surgia um
triciclo de carga com motor DKW de 120 cm³, o Blitzkarren (carreta
relâmpago). |
Evolução do
Hansa, o Isabella sedã era lançado em 1954, com linhas discretas Naquele ano, a produção
seria quase apenas de veículos militares, com exceção do modelo 2300.
Após três quartos da fábrica terem sido destruídos pelos aliados, Carl
Borgward era preso em 1945 por empregar trabalho escravo russo. Em
1948 a companhia, até então mantida por um diretor de vendas, voltava
para as mãos do fundador, que a dividiu em três: Borgward, Lloyd e
Goliath. Era a maneira de garantir mais da matéria-prima tão racionada
pelos aliados. |
![]() |
Carl Borgward realizou seu sonho, o de construir os próprios automóveis. O motor usado, de 1,5 litro e comando no cabeçote, desenvolvia 60 cv |
![]() |
Movido por um
quatro-cilindros em linha de 1.493 cm³, com comando de válvulas no
cabeçote e taxa de compressão de 6,8:1, rendia 60 cv
líquidos a 4.500 rpm e torque de 11,3
m.kgf a 2.500 rpm. O câmbio era manual de quatro marchas, todas
sincronizadas, e o sistema de
suspensão, todo independente com molas helicoidais. Freava com
tambores nas quatro rodas e tinha 4,34 metros de comprimento, dos
quais 2,61 m de entreeixos. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 20/4/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |