Às portas do sucesso
O 3500 GT e o Sebring foram
os primeiros Maseratis de |
A fábrica de automóveis
fundada em 1914 pelos irmãos Maserati havia iniciado a produção de
modelos de rua em 1947, com a série A6. Em meados
da década seguinte, à frente da empresa, Omer Orsi entregava ao
engenheiro-chefe Giulio Alfieri a missão de desenvolver um cupê de
quatro lugares e linhas elegantes, passo decisivo da Maserati rumo a
maiores volumes de vendas — até então, sua linha atendia ao público
quase que por encomenda. |
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O primeiro
modelo do 3500 GT: motor de competição aplicado a um elegante cupê O três-volumes de
formas alongadas seguia um estilo clássico, com a grade protuberante
em relação aos faróis, cabine pequena e recuada, tampa do porta-malas
mais baixa que os pára-lamas e saídas de ar atrás das rodas
dianteiras. Detalhe curioso eram os limpadores de pára-brisa em
sentidos inversos, como em algumas minivans de hoje. Media 4,7 metros
de comprimento e 2,6 m entre eixos. |
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A partir do chassi tubular do cupê e com o mesmo motor de 3,5 litros, a Vignale construía o belo conversível Spider, de entreeixos mais curto |
O chassi do GT era
novo, mas mantinha o conceito tubular em aço do A6, assim como as
suspensões — dianteira independente com braços sobrepostos e mola
helicoidal, traseira com eixo rígido e molas semi-elíticas. Também
inédito nas ruas era o motor, de seis cilindros em linha e 3.485 cm³,
derivado dos modelos de competição 250F (de Fórmula 1) e 350S. Com
três carburadores Weber 42 DCOE, duplo comando de válvulas e duas
velas por cilindro, desenvolvia potência máxima de 220 cv a 5.500 rpm
e torque de 31,1 m.kgf a 4.500 rpm. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 25/5/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |