Com as idéias bem arejadas
Esbanjando criatividade por três décadas, a Franklin fez |
A idéia foi de John
Wilkinson. A execução foi do industrial Herbert H. Franklin, sob seu
nome. Em 1902 a cidade de Syracuse, no estado americano de Nova York,
via nascer a Franklin Automobile Company. Era a divisão automobilística
da H. H. Franklin Manufacturing Company, empresa de fundição formada
nove anos antes. Marcando a iniciativa estava o modelo A Runabout, carro
movido por um motor de quatro cilindros com válvulas no cabeçote,
construído por Wilkinson em 1898. Detalhe: ele era refrigerado a ar. |
O Franklin E Roadster de 1905, um dos primeiros modelos da empresa: tradição de inovação e em motores refrigerados a ar. No alto, o desenho original do 10C de 1925 |
Na primeira década do
fabricante, a exemplo das demais empresas do setor, as versões eram
batizadas com letras e o tipo da carroceria. Eram os D Touring, G
Brougham e assim por diante. Nada que caracterizasse modelos
independentes, como as linhas são organizadas hoje. O Franklin Model A
de 1904, com motor de 1,8 litro e 10 cv, tração traseira e duas
marchas, chegava a 65 km/h. Um recorde muito valorizado na época seria
quebrado por esse pequeno roadster. |
Um G Runabout de 1912, com frente similar à dos Renaults da época. Recordes de economia estiveram sempre entre as atividades da marca americana |
Com uma ampla gama de
preços, de 1.400 a 4.000 dólares, os Franklins daquele ano traziam
algo muito raro nos primórdios do automóvel: estilo diferenciado.
Enquanto as outras marcas desenvolviam lentamente o conceito de
carruagem motorizada, ele já trajava uma curiosa grade redonda à
frente de um capô cilíndrico. Parecia um tambor. Na verdade não era
tão inovador assim — imitava a frente dos Delaunay-Belleville
franceses — mas, na América, nada se parecia com ele. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 8/6/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |