A extravagância britânica
O vidro traseiro inclinado
"ao contrário" era o aspecto mais |
A poderosa americana Ford fundou sua filial na Inglaterra, em Dagenham, em 1931 para a montagem do famoso Modelo T. O objetivo era distribuí-lo na Europa. Também nesse ano era fundada, em Colônia, na Alemanha, outra filial da empresa. Passados alguns anos, ambas começaram a fabricar automóveis mais adequados ao mercado europeu, de porte pequeno. |
Um Anglia de 1940: pouco depois da montagem do Modelo T, a Ford começou a produzir na Inglaterra modelos mais adequados às condições européias |
Na década de 1950, a
Ford inglesa produzia uma linha de automóveis bem completa, composta
por Anglia, Prefect e os pequenos furgões Thames. Não demorou muito
e o modelo Anglia passou a se chamar Popular. Usava um motor pouco
potente, que já estava em produção havia cerca de 30 anos. Em 1959 era
lançado um novo Anglia. Seu estilo ganhava 10 no quesito
originalidade. Não havia absolutamente nada parecido. |
Em 1959 surgia uma nova geração do pequeno carro, com o estranho vidro traseiro inclinado ao inverso do usual. O anúncio diz "um carro de verdade pelo seu dinheiro" |
Seu motor dianteiro longitudinal, de quatro cilindros em linha e refrigerado a água, tinha 997 cm³ e potência de 37,5 cv a 4.800 rpm. Com comando no bloco e um carburador Solex em posição invertida, sua velocidade máxima era de 120 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 28 segundos. Em tempos difíceis dos pós-guerra, agradou, pois este modelo que substituía o Prefect, de estilo bem mais convencional, fazia até 17 km/l. O tanque de combustível para 32 litros rendia bastante. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 27/7/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |