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O Teardrop era e é considerado por muitos o mais belo carro já feito. É um exagero, mas que ele está entre os mais vistosos e marcantes modelos de todos os tempos, não resta dúvida. As saias integrais que cobriam as rodas traseiras davam formato de asas aos pára-lamas. Figoni adorava cores, era famoso por combinar duas tonalidades e usava pintura metálica freqüentemente. Os cromados serviam para finalizar as sinuosas linhas do modelo. Seu repertório também foi bem explorado no escultural Delahaye 135 M Figoni & Falaschi Cabriolet de 1937.

Juntos no encontro de Pebble Beach de 2000, os Teardrops em versões T23 (o azul), com faróis mais evidentes e cabine mais ampla, e T150, com o desenho original de luzes embutidas

Havia três variações básicas do estilo "lágrima" do Talbot-Lago: o 9221 ou "Jeancart", o 9220 e o "New York". O "Jeancart", assim chamado em homenagem a seu primeiro dono, era uma evolução do primeiro estilo streamline que Figoni criara na metade dos anos 1930. Enquanto ele possuía uma traseira levemente chanfrada, o 9220 diferia por ter uma suave forma fastback. O "New York" foi elaborado para o salão nova-iorquino do automóvel de 1938. Já o T23 era uma variante sem faróis embutidos e com cabine mais ampla, que incluía uma pequena janela atrás das portas (estas de abertura inversa, comum ao tempo).

O vigor das pistas rendeu um motor com força digna dos deuses das pistas na época. Se hoje seus 140 cv a 4.000 rpm não impressionam, naqueles tempos eram de tirar o fôlego. Preparado, podia chegar até a 170 cv. O Teardrop era movido por um seis-cilindros em linha de 3.988 cm³, comando de válvulas no bloco, válvulas no cabeçote e virabrequim apoiado em sete mancais. Com diâmetro e curso de 90 x 104,5 mm, trazia câmaras de combustão hemisféricas e carburação Stromberg tripla. A tração era traseira.

Suas linhas fluidas permitiam notável velocidade (até 185 km/h conforme a versão), indicação de boa aerodinâmica

A caixa Wilson era manual de quatro marchas, para explorar toda essa motivação embalada por seu desenho feito para desafiar o vento. Os pneus 6,00-17 foram os escolhidos para o carro, que pesava 1.500 kg. Ele podia chegar a até 185 km/h, dependendo da carroceria. Os 2,65 metros de distância entre eixos eram quase todos gastos na dianteira pronunciada do carro. O eixo traseiro ficava sob os passageiros.

A sensação causada pelo Teardrop foi tamanha que outro fabricante de carrocerias se animou a criar uma leitura própria do estilo "lágrima" para o chassi original. Era o Pourtout, também francês, que produziu duas unidades, ainda existentes. Seu projetista, Poulin, também desenvolveu os aclamados Embiricos Bentley. Foram criadas 14 preciosas unidades do Teardrop pelo estúdio Figoni & Falaschi, entre 1937 e 1939, das quais 13 ainda existem.

Após a guerra a Talbot-Lago produziu outros cupês com inspiração no clássico Teardrop, como este modelo 1951, mas ficou longe de repetir sua leveza de linhas

Depois da guerra, a Talbot-Lago ainda produziria alguns dos mais sofisticados automóveis da França, até que Antony Lago vendesse a empresa à Simca em 1959. A presença da escuderia também seria marcante nos GPs locais, inclusive vencendo em Le Mans em 1950. Mas nada a levar o nome da marca teria nem de longe o mesmo impacto do Teardrop de Figoni & Falaschi. O cupê figura entre os 100 mais memoráveis carros do século XX selecionados por uma equipe de jornalistas de todo o mundo, que elegeram o Ford Modelo T o mais significativo deles.

Outra homenagem recente que veio por tabela foi o conceito Chrysler Atlantic, de 1995, muito semelhante ao desenho de Figoni & Falaschi. Porém, como o nome indica, o Bugatti era prioritariamente reverenciado com esse modelo que celebrava os grandes cupês europeus dos anos 1930. Grande parte dos Teardrops remanescentes está nos Estados Unidos desde antes da Segunda Guerra Mundial. São convidados de honra nos melhores Concours d' Elegance. Afinal, foi para carros como ele que esse tipo de evento foi criado.

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