A série HD, que estreava em 1965, tinha linhas retas bem ao estilo americano. Mas os críticos não aprovaram o estilo e traduziam a sigla como Holden's Disaster, o desastre da Holden... Na verdade não era feio: na frente, levemente inclinada, os faróis eram circulares e a grade cromada era dividida em quatro retângulos. Media 4,57 metros, e na versão Panel, pesava 1.250 kg. O acesso à parte de trás era ótimo, pois a tampa era dividida. A parte maior, do vidro, ia para cima enquanto a tampa descia. |
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"Bom para os negócios", definia o catálogo do Panel Van da série HD. Com linhas retas, seu estilo rendeu-lhe o apelido de "desastre da Holden" |
O
motor de seis cilindros em linha e 2.442 cm³, alimentado por um
carburador simples em posição invertida da marca Bendix-Stronberg,
desenvolvia 95 cv e torque máximo de 18,6 m.kgf a 4.400 rpm. Atingia
140 km/h. Também tinha versões mais vitaminadas, com 101, 117 e 142
cv. Nesta, chamada de X2, o torque subia para 24,6 m.kgf e a
velocidade final era de bem razoáveis 170 km/h. Os freios dianteiros
eram a disco e os traseiros a tambor. Aliava as qualidades de rodagem
de um sedã com a capacidade de carga de um utilitário. |
Na versão HR, de 1966, o teto elevado e a opção do motor de 2,6 litros: mais tarde viriam os potentes V8 para mudar o perfil desses utilitários |
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Como a maioria das Panels anteriores, também tinha teto elevado. Cores
como vermelho, laranja e amarelo eram apreciadas. E também não
faltavam pinturas exóticas artesanais, por parte de artistas, para
"incrementar" o visual. Sob o capô, os motores acompanhavam o jeito
mais esportivo. O mais manso era o seis-cilindros de 2.840 cm³ e 118
cv, com o qual fazia de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos. Logo após vinha
o de 3.300 cm³ e 135 cv. |
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No modelo HJ de 1977, a consagração como carro de lazer: rodas esportivas, defletor frontal e muito espaço nas laterais para a pintura decorativa |
No final de 1974 era apresentada a série HJ. A exceção da grade, também retangular mas com desenho diferente, e dos faróis quadrados, poucas eram as diferenças visuais com relação a anterior. Os motores também eram os mesmos. No primeiro filme da série Mad Max pode-se ver um modelo vermelho Panel HJ. Foi produzida até 1978. Na década de 1980 os Holdens grandes passaram a ser baseados na linha Opel alemã. O sedã Commodore ficou quase idêntico ao Opel Senator da época. Porém, o modelo Panel continuava uma evolução do modelo HZ, lançado em 1978, e em 1988 era descontinuado. Recentemente, em 2004, baseada no Omega que é importado pela GM do Brasil, foi relançada a Panel Van para matar a saudade dos antigos. |
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