As dimensões comprovavam a simplicidade do carro. Ele tinha 3,14 metros de comprimento, 1,40 m de largura, 1,53 m de altura e 2,25 m entre eixos. Pesava meros 685 kg. O Balilla era movido por um pequeno propulsor de quatro cilindros em linha, com válvulas laterais e carburação Solex, um motor proporcional às dimensões do carro. Ele media 995 cm³ e produzia a potência modesta de 20 cv a 3.400 rpm. Era o suficiente para o Balilla atingir até 80 km/h. |
O Balilla Sport, lançado um ano depois, acrescentava uma traseira em estilo alongado e 10 cv a mais no motor de 1,0 litro |
O
câmbio manual tinha três marchas, a tração era traseira e a suspensão
com eixos rígidos e molas semi-elípticas. Ele ainda trazia os
primeiros freios de comando hidráulico num carro italiano. A receita
do modelo logo cairia no gosto popular, o que lhe rendeu o apelido de
Tariffa Minima (tarifa mínima), por sua surpreendente economia de
combustível para os padrões da época. O Balilla fazia 100 quilômetros
com oito litros de gasolina, ou 12,5 km/l. Mais que a atitude sovina
com gasto de combustível, ele inovou por várias razões. |
Em 1937 chegava o modelo 508C com motor de 1,1 litro e, logo depois, uma opção com maior entreeixos Em
1933 nascia o 508 Sport, com mais 10 cv de potência, e um Spider
criado pela Ghia. Em seguida viria a versão Berlinetta Aerodinamica de
corrida e o 508M, um Spider militar de dois a três lugares, do qual
ainda derivariam as versões Torpedo, Berlina, Camioncino (picape) e
Furgoncino (furgão). Para 1934 chegava a primeira reestilização, com a
grade ovalada e entreeixos ampliado para 2,30 m, somada a uma versão
quatro-portas do sedã. O câmbio já tinha quatro marchas e a potência
básica era de 24 cv. Enquanto o motor de 30 cv permanecia uma opção, o
Sport passava a ser motivado por 36 cv. |
O chassi do Balilla prestou-se a versões como o 508C Furgoncino (acima à esquerda); ao táxi de chassi longo, ao lado dele; e, durante a guerra, ao jipe Militare; à direita, o conversível Coloniale |
|
Após participar da Mille Miglia (Mil Milhas) de 1933 a 1937 com uma
adaptação do 508, o atraente Balilla Sport 508 S Berlinetta
Aerodinamica, a Fiat deu continuidade à carreira nas pistas com o 508C
MM de 42 cv, apresentado em 1937. O desenho de gota do primeiro ganhou
traseira mais alta e ousada e algumas unidades Spider — além da
primeira posição em sua classe. Foi o ápice esportivo de um modelo
que, em teoria, sairia de linha para a linha 1939. Foi quando a Fiat
lançou um Balilla remodelado e chamado apenas de 1100, nome este que
prosseguiria após a guerra até os anos 50 e teria uma história
independente. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |