Parceria à italiana
Nascido da união entre um
empresário, a Fiat e a Pirelli, o |
Em
1955 nascia em Milão, Itália, uma parceria interessante. A fábrica
fundada por Edoardo Bianchi se associava à Pirelli, fabricante de pneus
mundialmente famoso, e ao grupo Fiat. Estava criada a Autobianchi, que
começou a produzir carros compactos baseados nos Fiats. A capacidade
instalada da fábrica era ampla. No começo da década de 1960 produzia o
Bianchina, um modelo popular muito interessante, nas versões de duas
portas, um simpático conversível e uma perua de dimensões modestas. O
motor, na traseira, tinha dois cilindros em linha e potência de 15 cv.
Também havia o carro esportivo Stellina. |
Em um tempo em que a Fiat usava motor longitudinal e tração traseira, o Primula adotava o transversal e as rodas dianteiras motrizes, que o grande grupo tornaria comuns mais tarde |
O
pequeno modelo era fabricado em quatro versões: de duas, três, quatro
e cinco portas, isto é, com opção entre uma grande tampa do
porta-malas, que abrangia o vidro traseiro, ou uma menor, como
ocorreria aqui com o Passat da
década de 1970. Media 3,78 metros e pesava 840 kg. Com dois volumes,
tinha três vidros laterais nas versões de quatro e cinco portas e dois
nas de duas e três portas. Estacionar era fácil, pois a área
envidraçada era muito boa. A frente trazia faróis circulares e abaixo
destes as luzes direcionais. A grade em formato trapezoidal tinha
frisos horizontais. |
No interior, simplicidade combinada a um acabamento ousado; a ausência do volumoso túnel central de transmissão tornava o assoalho plano, muito conveniente |
O câmbio possuía quatro marchas sincronizadas e sua alavanca ficava na coluna de direção. Era um carro-laboratório para a grande marca parceira, e para a Pirelli também. Equipavam o Primula suspensão dianteira independente e traseira de eixo rígido (esta com molas semi-elíticas), pneus na medida 145-13, freios dianteiros a disco da marca Bendix e traseiros a tambor. A velocidade máxima do pequeno automóvel era de 135 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 19 segundos. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 7/6/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |