A primazia em diesel
Lançado antes da Segunda
Guerra Mundial, o Mercedes-Benz |
|
|
No
período entre as duas guerras mundiais, a alemã Mercedes-Benz e a
francesa Peugeot disputaram a primazia de colocar, em carros de passeio,
os robustos e eficientes motores a diesel. Apresentado em 1892 pelo
engenheiro alemão Rudolf Diesel, com o nome de "motor racional a calor",
ele tornou-se operacional cinco anos depois, mas só em 1923 seria
lançado em um veículo de produção em série — um caminhão da Mercedes. |
![]() |
O 260 D não trazia inovações no estilo, que era conservador, mas a estréia do motor a diesel em 1936 deu à Mercedes uma importante dianteira sobre os concorrentes |
O
êxito desses estudos levou à introdução, em 1936, de modelos leves
Peugeot e Citroën com motor a diesel — mas apenas para uso comercial e
como táxi. Ainda não eram os esperados carros de passeio, que da parte
dos franceses viriam só dois anos depois, com o
Peugeot 402. A primazia, assim, ficou nas
mãos da Mercedes-Benz, que lançou no Salão de Berlim, em fevereiro de
1936, o sedã 260 D. |
![]()
|
![]() |
Foi preciso muito desenvolvimento até que se obtivesse relativa suavidade de funcionamento. Contribuiu para isso o regulador de temperatura das pré-câmaras de combustão, sistema patenteado pela empresa. O resultado foi um motor de quatro cilindros em linha e 2,6 litros, com válvulas no cabeçote e 45 cv ao regime um tanto alto de 3.200 rpm — pouco menos do que os utilitários a diesel dessa faixa de cilindrada "giram" hoje, 70 anos depois! Instalado no chassi de um modelo 200 com carroceria Landaulet de seis lugares — condição para seu uso como táxi, o principal alvo da marca —, o motor foi exaustivamente testado... e aprovado. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 2/8/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |