Uma remodelação extensa vinha para 1964, ano em que o carro se tornava maior e mais imponente — além de mais pesado, já superando duas toneladas. O Invicta saía de linha, deixando o Wildcat e o LeSabre como carros grandes da Buick, só abaixo do Electra. Chegava mais uma carroceria para o Wildcat, o sedã de quatro portas, diferente do hardtop por ter um perfil mais retilíneo, tradicional. A versão contribuía para afetar ainda mais a imagem esportiva do "gato selvagem". Mas, se a impressão era de um carro mais comprometido com o jeitão "família" da Buick, sob o capô a disposição mostrava um vigor cada vez mais juvenil e rebelde.

Em 1964 o Wildcat estava ainda maior e mais pesado, mas o V8 compensava: com 7,0 litros, oferecia opções de 340 e 360 cv

O desempenho estava garantido por um novo motor que se juntava ao 401: o V8 de 425 pol³ (7,0 litros), com 340 cv e 59,5 m.kgf de torque, além da versão opcional com carburação dupla de 360 cv. A suspensão era aperfeiçoada e surgia a oferta de diferencial autobloqueante. O modelo 1965 traria outra precoce renovação de estilo. O entreeixos estava 7,6 cm maior, com os mesmos 3,2 m do Electra, mas o comprimento ficava 12,7 cm menor. A grade exclusiva permitia identificá-lo, mas difícil era se definir entre as 10 versões disponíveis. Os motores continuavam iguais.

Para 1966 a Buick adicionava o acabamento Custom, que incluía bancos, volante e revestimentos especiais. Oferecia também um pacote de alto desempenho, o Y48 ou Gran Sport Performance Group: o V8 425 recebia dois carburadores de corpo quádruplo, escapamento duplo e filtro de ar esportivo, para chegar a 380 cv. O conjunto abrangia suspensão mais firme, diferencial autobloqueante e pneus extralargos, 8,45-15.

O modelo 1967 seguia a tendência fastback e, como de praxe, ficava mais encorpado sob o capô: agora o V8 era o 430, de 7,05 litros, com torque de soberbos 65,6 m.kgf

Na linha 1967 vinha um V8 ainda maior, de 430 pol³ ou 7,05 litros, agora o único disponível. Com um carburador quádruplo e alta taxa de compressão (10,5:1), oferecia 360 cv a 5.000 rpm e maior torque que o anterior: 65,6 m.kgf a 3.200 rpm. Já era possível chegar perto de 200 km/h, mesmo que velocidade não fosse necessariamente o principal propósito desses carros grandes americanos. Por fora, o hardtop entrava na moda dos cupês fastback, com a linha traseira do teto com caimento bem suave, prolongado e esportivo.

O destaque ficava para a linha de cintura sinuosa, que subia logo após o final das portas e as rodas traseiras em parte encobertas por saias. Para 1968, esse desenho básico prosseguia, mas o conversível de entrada saía de catálogo e o sedã não era oferecido com acabamento Custom. As vendas ainda se mantiveram estáveis, com cerca de 70 mil unidades no ano. Na linha 1969 o Wildcat voltava a ter o entreeixos do LeSabre, mas com o mesmo V8 430 do Electra.

Um hardtop quatro-portas de 1968, mesmo ano da foto que abre este artigo: o último Wildcat
com o entreeixos do grande Electra, pois logo seria reduzido para o tamanho do LeSabre

A semelhanças entre ele e o irmão de plataforma continuavam grandes, a não ser por detalhes de acabamento, como grade e volante. Um novo desenho, que arredondava os cantos vivos de antes, tinha ressaltos projetados para trás a partir de todos os pára-lamas. Os pára-choques dianteiros se uniam à borda que circundavam os faróis e a grade. O modelo vinha com um desenho menos esportivo, sobretudo pelo teto do cupê, de formas mais retas, para beneficiar o espaço no banco traseiro.

Em contrapartida, o Wildcat 1970, último ano do modelo, fechou com chave de ouro em termos de desempenho: o único motor oferecido era o V8 de 455 pol³ ou 7,4 litros, com carburador quádruplo, 370 cv e o estrondoso torque de 70,5 m.kgf. Apesar de tudo o que oferecia sob comando do pé direito, o carro havia perdido sua personalidade e o mercado o rejeitou — vendeu apenas um terço de seu melhor ano, 1966. Em 1985 a Buick apresentaria mais um Wildcat conceitual, que viria a inspirar o cupê Reatta de 1988. Afinal, um toque selvagem sempre ajuda a criar belos esportivos.

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