Versões cupê também eram muito interessantes. Foram usados para corridas e para bater recordes. Esses eram pintados na cor azul, muito usada na França em corridas. Da ampla grade do radiador saiam duas hastes metálicas que se apoiavam nos pára-lamas curvos. Estes também apoiavam dois faróis circulares de bom tamanho. Um terceiro ficava junto à parte inferior do radiador. O pára-brisa, de pouca altura, era inclinado e recebia três limpadores. |
Nesta foto e na que abre o artigo, um cupê C28 Aerosport na cor azul, muito usada em versões de competição; a velocidade máxima de 140 km/h, nos sedãs, era surpreendente para seu tempo |
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Havia uma preocupação aerodinâmica. Vários conhecimentos aeronáuticos
da empresa foram aplicados na carroceria. Os quatro pára-lamas
envolventes tinham desenho bem estudado, com linhas curvas. Os vidros
laterais, quase retangulares, tinham também pouca altura e faziam boa
figura com o resto do conjunto. Os estribos eram cromados, largos e
bem perpendiculares às portas. Muito interessante era o teto corrediço
que, fechado, se apoiava no pára-brisa. Aberto, mostrava quase metade
do interior. Os pára-choques eram de lâmina cromada, protegendo os
pára-lamas, e tinham belo desenho. |
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O cuidado em reduzir a resistência ao ar fica evidente no Aerosport, com linhas arredondadas, pára-brisa inclinado e rodas traseiras encobertas |
Seu motor Knight de seis cilindros em linha, refrigerado a água e
alimentado por dois carburadores, era silencioso e eficaz. Com 3.318
cm³, tinha potência de 110 cv e também não usava válvulas. As camisas
eram móveis e o mesmo sistema também foi utilizado nos carros da marca
Minerva, de origem belga. As molas de válvulas na época não eram
resistentes. Essa concepção deixava os motores mais confiáveis e com
melhor desempenho. |
A réplica do Voisin C28 que aparece no filme Sahara: embora tenha motor de Jaguar e seja um conversível de quatro portas, foi muito bem construída |
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No
recente filme Sahara, estrelado por Penélope Cruz e Matthew
McConaughey, o C28 foi imortalizado. O ator principal faz o papel de
Dirk Pitt e comenta que só foram fabricados seis exemplares do belo
carro — na verdade foram cerca de 30. Foi construída uma réplica muito
bem feita, com supervisão de "autoridades" da marca, em apenas três
meses. Porém, devido ao teto baixo, os atores não ficavam visíveis.
Foi então concebido um segundo modelo, em tempo recorde de três
semanas. |
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