O Volkswagen do oriente
Em vez de um sedã médio, a
Subaru começou sua produção |
|
|
O
sedã esportivo Impreza, com sua clara identificação com a versão de
rali, talvez seja hoje o maior símbolo mundial da japonesa Subaru. No
entanto, as origens da empresa mostram um tipo de automóvel bem
diferente. Na verdade, ela não começou produzindo carros: a Fuji Heavy
Industries Ltd., conglomerado industrial que a abrange até hoje, foi
fundada em 1953 tendo como principal finalidade fabricar aviões. |
![]() |
Mesmo sem estribos, é interessante como as linhas do 360 lembram as do Volkswagen -- mas suas portas eram "suicidas", com articulação na parte traseira |
A
Subaru partiu então para um modelo bem menor e mais acessível, em
sintonia com a proposta de veículos populares (os kei jidosha
ou carros "K") estimulada pelo governo, por meio do Ministério da
Indústria e do Comércio Internacional. Em março de 1958 era
apresentado o Subaru 360, um diminuto dois-volumes de quatro lugares,
2,99 metros de comprimento, 1,30 m de largura, 1,38 m de altura e 1,80
m de distância entre eixos. Pesava apenas 385 kg. |
![]() Janelas de correr, diminutas lanternas, motor traseiro refrigerado a ar: simplicidade Dentro da proposta de carro popular, o interior do 360 era bem simples. O banco dianteiro era inteiriço, embora com encostos individuais para permitir o acesso à parte de trás sem que o motorista precisasse sair. As janelas só corriam, em vez de descer nas portas, cujo desenho avançava sobre os pára-lamas dianteiros para facilitar a acomodação das pernas dos ocupantes ao entrar. No painel, em chapa de aço, apenas um singelo velocímetro atrás do grande volante, de dois raios e aro branco. Também como no VW, muito pouca bagagem podia ser levada na frente, onde o estepe e a bateria ocupavam a maior parte do espaço. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 13/9/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |