Madeira nobre
Na era de ouro das peruas woodies, o Chrysler |
|
|
Nas
primeiras décadas do automóvel, a madeira foi um material largamente
empregado em carrocerias de automóveis. Conforme a tecnologia evoluiu, a
confecção de chapas de aço em variados formatos foi se tornando cada vez
mais fácil e o metal começou a ser mais freqüente nos automóveis. Nos
Estados Unidos a linha Dodge 1914 iniciou a tendência, que se alastrou
até o fim dos anos 30. Ironicamente, na década seguinte o carro mais
desejado da Chrysler Corporation — da qual a Dodge é parte — seria o
Chrysler Town & Country, lembrado por suas charmosas carrocerias de
madeira. Ele surgiu em 1941 na forma de uma perua. |
A perua Town & Country de 1942: motor de seis cilindros, seis ou nove lugares e as características laterais de madeira, embora o teto já fosse de aço |
A
carroceria seguia a tendência desse segmento — ainda pouco explorado —
de usar madeira na confecção do compartimento de passageiros, um
estilo que os americanos chamam de woody. A idéia implícita de
status associada à Town & Country (cidade e campo, em inglês) era a de
que o proprietário era abastado o suficiente para morar na cidade e
ter uma casa de campo só para lazer. Ela foi a primeira perua feita
com base num sedã de quatro portas, o Windsor, e não em um chassi com
apenas a frente montada. Seu teto também era de aço, em vez de madeira
coberta por lona. |
Depois da
guerra o nome retornava, mas em outras versões de A
perua tinha quatro portas para os passageiros, mas a porta traseira
trazia uma solução nada convencional. Em vez de uma grande tampa presa
ao teto ou uma mais curta que fosse complementada por outra presa ao
assoalho, a Chrysler criou duas peças que se abriam do centro para as
laterais, mas apenas na área abaixo do vidro traseiro. Era a chamada
porta "concha". Toda a lateral do carro, exceto capô e pára-lamas,
vinha coberta por chapas de madeira. Com 3,23 metros de distância
entre eixos, a Town & Country era espaçosa e pesada (1.965 kg),
especialmente para sua motorização. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 11/4/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |