E
foi com esse aparato que Roy Chapin, funcionário da Oldsmobile,
levou um exemplar de Detroit a Manhattan em outubro de 1901 para a
abertura do segundo Salão de Nova York. A jornada levou sete dias,
uma proeza se considerarmos as condições precárias das estradas que
existiam na época. O feito rendeu muita publicidade para o Curved
Dash — e Chapin mais tarde seria um dos fundadores da Hudson. O
modelo também se tornou o primeiro carro usado pelo serviço de
correio americano, com uma caixa que portava a correspondência na
traseira. Com rodas de aço apropriadas, o Curved Dash até foi usado
como carro de inspeção para ferrovias.
A Oldsmobile comprovou o vigor e a qualidade de sua engenharia em
1903. Um dos motivos foi a vitória em sua classe no Tour de France
(Volta da França) com seu modelo feito para corrida, o Flyer. Ele
cravou o recorde mundial de velocidade em milha lançada (1,6 km
percorrido depois de acelerar) para carros de baixo peso em Ormond
Beach, Flórida: 86,4 km/h. Um Olds também conseguiu cruzar o país de
São Francisco a Nova York em 13 dias, feito ainda maior que o de
Chapin. Um Oldsmobile Pirate de corrida conseguiu o pioneirismo de
completar uma milha em menos de um minuto, marcando 42 segundos.
Ao lado da atenção às competições, o Curved Dash recebia pequenos
aprimoramentos. Um aumento de cilindrada e melhorias técnicas
levaram a potência do motor a crescer 75%, passando para 7 cv em
1904. O carburador também era novo, da marca Holley. Mas, nos
negócios, as mudanças seriam mais drásticas. A Leland & Faulconer se
unia à Cadillac Automobile Company para criar a Cadillac Motor Car
Company. Ransom Eli Olds vendia suas ações da Oldsmobile para fundar
a Reo Motor Car Company, cuja produção começaria em 1905.
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