Dromedário sobre rodas
Carroceria em plástico ABS e mecânica do 2CV formavam |
|
|
Veículos de lazer sempre foram sucesso de publico — se tivessem preço
baixo, melhor ainda. Os bugues fizeram muito sucesso em todo o mundo nas
décadas de 1960 e 1970. Na maioria das vezes eram equipados com motores
Volkswagen arrefecidos a ar, muito robustos e ótimos para se andar em
areia. Estavam longe de ser um fora-de-estrada, mas enfrentavam com
galhardia vários tipos de solo. Na Europa esses carros também eram
construídos de forma artesanal, em pequena escala. |
Compacto em seus 3,52 metros, o Méhari não poderia ser mais simples: linhas retas, pára-brisa rebatível, portas e capota opcionais |
![]() |
A
empresa mantinha uma estreita colaboração com a Citroën, desde os
anos 50, e era uma das pioneiras mundiais em embalagens flexíveis de
plástico. Pertencia a Roland Paulze d’Ivoy, que teve a idéia do
Méhari quando observava um Mini Moke
britânico. Apresentada uma maquete em escala 1:10 do utilitário,
passaram-se alguns meses e o primeiro protótipo começava a fazer
testes. Sua carroceria em ABS — sigla em inglês para copolímero de
acrilonitrila, butadieno e estireno —, um material termoplástico
leve e resistente, era apoiada num chassi tubular e não tinha coluna
central. |
![]() |
O interior do modelo 1975: acabamento espartano, banco traseiro opcional e painel apenas com velocímetro e indicador de combustível |
Na frente, dois faróis circulares se acomodavam numa moldura quadrada, com luzes de direção nas extremidades. A grade tinha frisos retos horizontais e os verticais eram inclinados para o centro. O capô era fechado na frente por pequenas cintas e na lateral por ganchos. Os pára-choques vinham incorporados à carroceria, o pára-brisas era rebatível e, com a retirada da coluna central, seu aspecto ficava mais incomum. Um carro lúdico. As primeiras cores oferecidas eram tão exóticas quanto seu nome: vermelho Hapi, ocre Kalahari, laranja Kirghiz, amarelo Atacama e verde Montana. O ABS em grãos se misturava à pintura no molde, facilitando a construção. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 31/7/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |