As linhas da carroceria em aço estampado eram curvas e de certa forma tentavam imitar as das grandes peruas americanas, como a Chevrolet Suburban. Sua frente seguia a linha “ponton”, com faróis circulares e grade com frisos cromados horizontais. Visto de lado tinha um aspecto gordinho, porém simpático. Muito simples, nem mesmo tinha frisos laterais. Algo que agradava era o pára-brisa que se abria para a frente, melhorando a ventilação interna. |
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O picape Colorale podia ter a caçamba integrada à cabine, com linhas arredondadas, ou separada e de formas retas como na foto; note-se o pára-brisa basculante |
Por dentro a Prairie era rústica, mas levava cinco adultos com
conforto em seus modestos bancos. Como opcional era oferecido um
terceiro banco menor, que acomodava bem duas crianças. Sem esse, o
espaço para bagagens era amplo. Rebatido o segundo banco a
capacidade aumentava muito, para cerca de 2.750 litros — atributo
importante para atrair clientes do interior e das colônias. O painel
era muito simples, com dois mostradores: velocímetro à direita e um
instrumento à esquerda que informava o nível de gasolina, a
temperatura do motor e a carga da bateria. O volante, de dois raios,
tinha diâmetro avantajado como era costume da época. |
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Com banco
traseiro e as lonas erguidas, o Savane (à esquerda) prestava-se ao
transporte |
No
ano seguinte era apresentada a versão picape. Também de aspecto
simpático, sua capacidade de carga era bem adequada. A caçamba vinha
integrada à parte da frente da carroceria, mas também podia ser
destacada, construída em chapa ou em madeira. Entre novembro de 1951
e junho de 1952, um picape e um Savane fizeram uma expedição da
Terra do Fogo, na Argentina, até o Alasca. Rodaram mais de 45 mil
quilômetros e se mostraram muito robustos e confiáveis. Eram carros
de série, sem nenhuma preparação, e enfrentaram condições muito
severas ao longo da viagem. |
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Nesta variação do furgão havia duas portas de acesso à carga, em que a inferior facilitava sua colocação; o motor inicial de 2,4 litros e 48 cv deu lugar mais tarde a um 2,0 de 58 cv |
Também era lançada uma interessante tração nas quatro rodas,
disponível para todos os modelos da linha. Tinha engate manual da
transmissão dianteira e caixa de transferência com redução. A
suspensão usava eixo rígido e molas semi-elíticas na frente e atrás,
os quatro freios eram a tambor e os pneus seguiam a medida 7,50-16.
Por conta da nova mecânica, seu peso subia para quase 2.000 kg, mas
nesta configuração mostrava galhardia em terrenos de difícil acesso,
seja na terra, lama ou neve. A altura livre do solo era de 22
centímetros. |
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