O acabamento esportivo também contava com painel mais equipado, com fundo imitando madeira, conta-giros e amperímetro. O volante de madeira com três aros metálicos e os bancos reclináveis com encostos de cabeça fechavam o pacote. Levava com conforto cinco pessoas. Na versão comum os quatro freios eram a tambor, mas a SS contava com discos na frente. A suspensão dianteira era independente com molas helicoidais, e a traseira, de eixo rígido com molas semi-elípticas. Mostrava-se um carro estável e seguro.

Todo de alumínio e com comando no cabeçote, o motor de 1,5 litro resultava em bom desempenho, qualidade que evoluiria com o 1,8 de 104 cv lançado em 1968

No Japão concorria com o Toyota Corona, o Isuzu Bellett 1600 e o Mitsubishi Colt 1500. Na Europa, com estilo e concepção avançada como ele havia poucos, como o NSU Ro 80. Em 1967 chegava a perua 1500 Estate. Também com linhas muito equilibradas, contava com amplos vidros traseiros e a abertura da quinta porta era generosa para a entrada de muita bagagem. O espaço para os passageiros e o conforto eram ótimos para a categoria. Chegava ao requinte de ter apoio de braço central, tanto atrás quanto na frente, na versão com alavanca de marchas na coluna.

Um ano depois fazia sua estréia a versão 1800, que contava com motor de 1.796 cm³, 104 cv a 5.500 rpm e 15,5 m.kgf a 3.000 rpm. Mantinha a caixa de quatro marchas, mas estava mais ágil, veloz e atraente. Amadurecia. A velocidade final era de 177 km/h. Por fora se diferenciava por uma discreta entrada de ar sobre o capô e, por dentro, pelo acabamento mais esmerado e equipamentos como vidros verdes, relógio e rádio com antena automática.

Conforto e espaço para bagagem eram destaques na 1500 Estate, que também vinha com câmbio na coluna de direção

No mesmo ano era lançado um interessante modelo de duas portas baseado no sedã: o Luce Rotary Coupe, também conhecido como Mazda R130. Usava o motor rotativo Wankel 13A, com dois rotores, alimentado pelo mesmo carburador da versão 1800, o Hitachi SU. Apenas 976 unidades deste belo cupê foram produzidas, mas ele daria impulso a uma bem sucedida linha de produtos com motores rotativos (leia história).

Em 1968, a fim de testar o mercado americano, instalou-se uma concessionária no Canadá na província da Colúmbia Britânica. Dois anos depois as primeiras unidades entravam nos Estados Unidos. A publicidade muito bonita e o conteúdo da informação preciso ajudaram a divulgar os atributos desse japonês de linhas ocidentais. Em 1972 a Mazda era o terceiro construtor de automóveis no Japão e o 15º no mundo.

Derivado do sedã, o Luce Rotary Coupe tinha desenho atraente e motor rotativo, solução que a Mazda usaria em vários modelos posteriores

A série 1500/1800 teve a produção encerrada em 1973. Um dos carros japoneses mais bonitos de seu tempo, foram produzidas 121.804 unidades do 1500 e 39.401 do 1800. A insólita e pioneira união ítalo-nipônica agradou tanto no Ocidente quanto no Oriente e foi substituída pela linha 616.

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