O acabamento esportivo também contava com painel mais equipado, com fundo imitando madeira, conta-giros e amperímetro. O volante de madeira com três aros metálicos e os bancos reclináveis com encostos de cabeça fechavam o pacote. Levava com conforto cinco pessoas. Na versão comum os quatro freios eram a tambor, mas a SS contava com discos na frente. A suspensão dianteira era independente com molas helicoidais, e a traseira, de eixo rígido com molas semi-elípticas. Mostrava-se um carro estável e seguro. |
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Todo de alumínio e com comando no cabeçote, o motor de 1,5 litro resultava em bom desempenho, qualidade que evoluiria com o 1,8 de 104 cv lançado em 1968 |
No
Japão concorria com o Toyota Corona, o Isuzu
Bellett 1600 e o Mitsubishi
Colt 1500. Na Europa, com estilo e concepção avançada como ele
havia poucos, como o NSU Ro 80.
Em 1967 chegava a perua 1500 Estate. Também com linhas muito
equilibradas, contava com amplos vidros traseiros e a abertura da
quinta porta era generosa para a entrada de muita bagagem. O espaço
para os passageiros e o conforto eram ótimos para a categoria.
Chegava ao requinte de ter apoio de braço central, tanto atrás
quanto na frente, na versão com alavanca de marchas na coluna. |
Conforto e espaço para bagagem eram destaques na 1500 Estate, que também vinha com câmbio na coluna de direção |
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No
mesmo ano era lançado um interessante modelo de duas portas baseado
no sedã: o Luce Rotary Coupe, também conhecido como Mazda R130.
Usava o motor rotativo Wankel 13A, com dois rotores, alimentado pelo
mesmo carburador da versão 1800, o Hitachi SU. Apenas 976 unidades
deste belo cupê foram produzidas, mas ele daria impulso a uma bem
sucedida linha de produtos com motores rotativos (leia
história). |
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Derivado do sedã, o Luce Rotary Coupe tinha desenho atraente e motor rotativo, solução que a Mazda usaria em vários modelos posteriores |
A série 1500/1800 teve a produção encerrada em 1973. Um dos carros japoneses mais bonitos de seu tempo, foram produzidas 121.804 unidades do 1500 e 39.401 do 1800. A insólita e pioneira união ítalo-nipônica agradou tanto no Ocidente quanto no Oriente e foi substituída pela linha 616. |
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