Ainda bem aquém do usado no RL em termos de tamanho, o novo motor deslocava 1.752 cm³ e produzia 46 cv a 4.000 rpm nas versões básicas, mas passava a 85 cv a 4.800 rpm na Super Sport e na Grand Sport. Se as primeiras levavam o 6C ao mesmo patamar de 110 km/h do 6C 1500, os motores mais preparados estavam aptos a atingir velocidade da ordem de 165 km/h. As versões de competição chegavam a produzir 100 cv. Peso e estrutura do 6C 1500 foram mantidos — embora o chassi tenha sido reforçado —, mas o motor mais potente e com maior torque rendia acelerações mais vigorosas. |
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Depois da breve produção do C6 1900 estreavam as versões 2300 (como este de entreeixos curto da série B), com motor de liga leve e potência a partir de 68 cv |
Mal o 1750 foi apresentado ao público, no Salão de Roma de 1929, no
mesmo ano foi levado à Mille Miglia. Dominaria a categoria Sport da
prova até 1931, quando foi substituído nas pistas pelo 8C 2300. Mas
nas ruas o 1750 duraria por mais dois anos, tendo sido fabricados
2.579 carros. Em 1933 o seis-cilindros da Alfa voltaria a crescer:
com 1.917 cm³, o 6C 1900 inovava ao adotar cabeçote de liga leve.
Alguns modelos tinham até o bloco do motor nesse material. Com 68 cv
a 4.500 rpm, ele ia até 130 km/h. Com essa receita saíram da fábrica
apenas 197 unidades. |
Da linha 2300 a versão Pescara era a mais potente, com 95 cv e máxima de 145 km/h; em 1938 adotava o nome Mille Miglia |
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Apresentado no Salão de Milão daquele ano, o 2300 também marcava o
início de uma escalada de estilo e sofisticação do 6C. Não havia
versão de corrida, pois para isso existia o 8C. A partir de 1935 a
linha 6C 2300 B traria suspensão independente nas quatro rodas e
ajustes no chassi e no motor. Em 1938 a versão Touring era
rebatizada de LWB (de long wheelbase, entreeixos longo), a
Granturismo de SWB (short wheelbase, entreeixos curto) e, graças a
uma vitória em sua classe na Mille Miglia de 1937, o Pescara passava
a se chamar MM. |
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O 6C 2500 contou com alto desempenho nesta opção Super Sport, mas o clímax em elegância viria com o 2500 Villa d'Este, na foto que abre este artigo |
Terminada a guerra, em 1946 uma nova versão esportiva, apelidada de
Freccia d'Oro (flecha de ouro), inaugurava uma traseira mais curta e
arredondada para aprimorar a aerodinâmica. Mas nada se compara à
beleza e à elegância da versão 6C 2500 Villa d'Este, que ganhou tal
nome por triunfar no concurso de estilo homônimo e introduziu o
traçado em "V" para o capô, como alguns modelos atuais da marca
adotam. A grade estreita em forma de brasão também tinha um formato
triangular e era ladeada por dois faróis complementares aos
embutidos nos pára-lamas, por sua vez integrados à carroceria. |
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