Que
o ar-condicionado aumenta o conforto em dias de forte
calor, todo mundo sabe. Mas muitos desconhecem sua
utilidade em tempo mais frio ou nem mesmo sabem como usá-lo
corretamente, pelo que o sistema é nosso tema nesta seção.
Para o alto
Entrar no carro estacionado ao sol,
em um dia quente, e ligar o ar com os difusores
direcionados para os ocupantes é um convite a resfriados
e sinusites. Direcione as saídas de ar para cima, sempre:
como o ar frio tende a descer, resfriando a parte
superior da cabine tem-se logo uma temperatura homogênea,
sem riscos à saúde. Se os bancos estiverem muito
quentes, sobretudo os de couro, pode-se direcionar o ar
para eles antes de entrar no carro, para que esfriem a um
ponto aceitável.
Aberto ou fechado?
Quem tem ar-condicionado deve ter
percebido que sua eficiência aumenta quando a recirculação
-- ou seja, o trabalho apenas com o ar da cabine, sem
admissão externa -- está ativada. Isso ocorre quando
está mais frio dentro do que fora do automóvel: por
isso, não deve ser feito logo ao se entrar no carro
quente, mas algum tempo depois. A função também serve
para evitar a entrada de fumaça, poeira e mau cheiro. No
entanto, a recirculação reduz a umidade do ar e impede
sua renovação, pelo que deve ser evitada em percursos
longos, com muitos passageiros ou em dias chuvosos.
Nem só em dias quentes
Num dia de
temperatura mediana ou após o resfriamento da cabine, o
ar não precisa ser desligado: ajustando o controle de
temperatura (em graus, em alguns modelos), obtém-se uma
ventilação fresca e agradável que evita a sensação
de abafamento ao desligá-lo.
Desembaçando
Nem todos sabem, mas o ar-condicionado
é um ótimo desembaçador para os vidros: direcionado ao pára-brisa e
aplicado em ventilação máxima (pouco importa a
temperatura
escolhida), absorve rapidamente a umidade, resgatando a visibilidade. |

Use também no inverno
Quando o sistema não
é utilizado por muito tempo, suas mangueiras tendem a
ressecar e a gerar vazamento do gás refrigerante. Ligue
o ar por alguns minutos a cada duas semanas, mesmo no
inverno.
De olho no gás
A manutenção do ar-condicionado
resume-se a revisar seu funcionamento e substituir o
filtro e eventuais componentes danificados, como uma
mangueira com vazamento. Neste caso, deve-se repor o gás
refrigerante com outro de mesma especificação -- os
carros atuais utilizam gás R134a, que não agride a
camada de ozônio da atmosfera, ao contrário do antigo R12.
E o consumo?
O aumento de consumo e a perda de
potência foram grandes obstáculos à difusão do
equipamento no Brasil. Hoje, porém, os compressores mais
leves e eficientes representam cada vez menos prejuízo,
a ponto de alguns modelos 1.000 rodarem bem com o ar
acionado. Quanto ao consumo, abrir as janelas para
amenizar o calor prejudica a aerodinâmica e pode aumentá-lo
tanto quanto um ar-condicionado bem utilizado -- e o
conforto é incomparável.
Texto: Fabrício Samahá - Foto:
divulgação
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