Solução contínua
Idéia antiga mas sempre
aperfeiçoada, o câmbio de |
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O motor de combustão
interna gosta de funcionar em rotação constante. Isso porque as
variações de vazão de ar, determinadas pelo abre-e-fecha da borboleta de
aceleração, não são acompanhadas prontamente pelo combustível, embora o
perverso efeito tenha sido contornado com êxito pelo gerenciamento
eletrônico de injeção, incluindo-se aí o acelerador de comando elétrico.
O eixo traseiro do DAF 55 e seu câmbio
de
Além da facilidade de dirigir ao dispensar a troca manual de marchas, já
conhecida com as caixas com conjuntos de engrenagens epicicloidais e
conversor de torque de muitos carros americanos e alguns europeus na
época, o sistema de variação contínua permitia ao motor funcionar em
rotação constante. |
Embora seja uma velha idéia na Europa, pois depois do DAF vieram outros com câmbio desse tipo na década de 1980, o CVT só agora chega a um automóvel brasileiro com o Honda Fit.
O funcionamento do CVT: o movimento
das
Seu princípio básico de funcionamento é similar ao do sistema de
variação de relações do motor Lavalette, usado em ciclomotores Caloi e
Monark. Uma correia (metálica no caso dos automóveis) liga duas polias
com sulco em forma de “V” e largura variável. À medida em que as
laterais de cada uma das polias se afastam, por um sistema hidráulico, a
correia afunda em seu sulco, como se a polia tivesse menor diâmetro. Com
as laterais mais próximas, ela corre mais na periferia da polia,
simulando um diâmetro maior. |
Técnica & Preparação - Página principal - e-mail Fotos: Fabrício Samahá e divulgação - Data de publicação: 8/7/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |