A propulsão do amanhã

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Entenda a pilha a combustível, pela qual se obtém eletricidade
a partir de hidrogênio e oxigênio, sem emissões poluentes

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

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O Honda FCX Clarity, hoje o único carro com a pilha oferecido a público, e os componentes do sistema: jogo de baterias de íon de lítio, pacote de pilhas a combustível e central eletrônica, da esquerda para a direita

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O FCX anterior é abastecido com hidrogênio em um posto da Califórnia, nos EUA; embaixo, o funcionamento: oxigênio e hidrogênio são admitidos na pilha, que produz eletricidade e emite apenas vapor d'água

Uma forma de propulsão que dispensa combustíveis fósseis, tem baixíssimo nível de ruído, não emite nenhum poluente — apenas vapor d'água — e não usa energia elétrica tem tudo para substituir o motor a combustão, talvez já na próxima década. Trata-se da pilha a combustível (fuel cell em inglês).

O sistema é um dispositivo de conversão de energia eletroquímica e, até certo ponto, funciona como uma pilha destas que usamos em brinquedos e eletrônicos. A pilha contém elementos químicos em seu interior, que são convertidos em eletricidade — até que se esgotem, sendo então a pilha recarregada ou substituída. No caso da pilha a combustível, os elementos químicos são oxigênio e hidrogênio e, como eles são fornecidos de modo contínuo, a pilha mantém a produção de energia indefinidamente.

A primeira pilha a combustível foi elaborada em 1839 por William Grove. A partir da eletrólise, em que uma corrente elétrica separa o oxigênio do hidrogênio contidos na água, Grove percebeu que poderia inverter o processo para obter energia elétrica a partir daqueles elementos. As atuais pilhas a combustível podem ser de vários tipos, adequados a finalidades tão diferentes quanto unidades de geração de energia, pequenos equipamentos elétricos (computadores portáteis, por exemplo) e, o que nos interessa em particular, automóveis.

Os tipos mais comuns são a pilha de óxido sólido, adequada a geradores estacionários; a pilha alcalina, usada no programa espacial americano desde os anos 60; a pilha de metanol direto, não muito eficiente; a de ácido fosfórico, apropriada a pequenas unidades geradoras de energia; e a mais viável para uso em veículos: a pilha de membrana de troca de prótons (PEMFC na sigla em inglês). Esse tipo de pilha compõe-se de quatro elementos: o anodo, ou pólo negativo, que conduz os elétrons das moléculas de hidrogênio; o catodo, ou pólo positivo, que distribui oxigênio para o catalisador; o eletrólito ou membrana de troca de prótons, que conduz os íons com carga positiva; e o catalisador, que facilita a reação do oxigênio com o hidrogênio.

E como isso tudo funciona? O hidrogênio sob pressão entra na pilha pelo anodo e passa pelo catalisador. Quando a molécula de hidrogênio entra em contato com a platina do catalisador, ela se divide em prótons e elétrons. Estes elétrons, ao ser conduzidos pelo anodo, produzem energia para um circuito externo (no caso dos carros, um motor elétrico) e então retornam para o lado do catodo. Os prótons passam pela membrana. Enquanto isso, o oxigênio do ar é admitido no catodo e também passa pelo catalisador, onde se combina aos prótons e elétrons para formar água (H2O). Essa reação produz apenas calor e água — nenhum tipo de poluente. Como a reação em uma pilha a combustível produz apenas 0,7 volt por célula, diversas células devem ser combinadas em um conjunto, o stack, para elevar a tensão ao patamar desejado.

A pilha nos automóveis   O grande benefício da pilha a combustível nos veículos é sua eficiência na produção de energia se comparada aos motores a combustão. Uma pilha abastecida com hidrogênio puro obtém eficiência de 80%, isto é, consegue aproveitar 80% da energia contida no hidrogênio para produzir energia elétrica. Continua

 

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Data de publicação: 31/3/09

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