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Comentário técnico
Topo da linha e último lançamento da marca, o 166 naturalmente reúne o que se tem visto de melhor nos Alfas e em modelos de sua categoria:

* Duas velas por cilindro (Twin Spark): melhoram a combustão, com reflexo sobretudo nas emissões poluentes.

* Drive by Wire: é como se denomina a abertura do acelerador comandada pela central eletrônica, sem ligações mecânicas (cabo) entre o pedal e o corpo da borboleta.

Motor exibe os belos coletores de admissão cromados, que já existiam no 164. Respostas são boas mesmo em baixa rotação, apesar do torque máximo a 5.000 rpm

* Freios com pinças flutuantes.

* ABS com sensores ativos: medem a velocidade das rodas elaborando o sinal, em vez de o enviarem à central de comando. Com isso, garantem uma intervenção mais rápida e reconhecem sinais de velocidades próximas de zero (os sensores passivos, mais comuns, não identificam velocidades inferiores a 4 km/h). São também menos influenciados pelos distúrbios causados por campos eletromagnéticos.

* EBD: distribui a pressão de frenagem eletronicamente entre os eixos.

* Alfa Code II: imobilizador que altera seu código a cada partida, tornando a reprodução não-autorizada da chave original praticamente impossível.

* Suspensão dianteira do tipo quadrilátero, formada por um braço inferior, um montante e um braço superior.

* Suspensão traseira multibraço, tendo como novidade a substituição do montante rígido por um articulado, formado por três elementos diferentes e ligados entre si. Basicamente, a geometria da suspensão é formada por uma travessa e um braço inferior em liga de alumínio, um montante de ferro fundido e um braço superior de aço. A solução, patenteada pela marca, oferece melhor maneabilidade.

Ficha técnica

MOTOR - transversal, 6 cilindros em V a 60°; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote por bancada, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 93 x 72,6 mm. Cilindrada: 2.959 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 226 cv a 6.200 rpm. Torque máximo: 28 kgf.m a 5.000 rpm. Injeção multiponto seqüencial Bosch MPI Motronic ME 2.1, 2 velas por cilindro.

CÂMBIO - automático, 4 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 2,718; 2) 1,481; 3) 1,00; 4) 0,72; ré, 2,568; diferencial, 4,223. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.010 rpm.

FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 310 mm ¢; traseiros a disco, 276 mm ¢; antitravamento.

DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,6 m.

SUSPENSÃO - dianteira, independente, quadrilátero, braços oscilantes inferiores transversais, com estabilizador; traseira, independente, multibraço, braços oscilantes inferiores transversais, com estabilizador.

RODAS - 7 x 16 pol.; pneus, 215/55 R 16.

DIMENSÕES - comprimento, 4,72 m; largura, 1,815 m; altura, 1,425 m; entre-eixos, 2,7 m; bitola dianteira, 1,545 m; bitola traseira, 1,532 m; capacidade do tanque, 72 l; porta-malas, 442 l; peso, 1.585 kg.

Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 236 km/h; rotação calculada à velocidade máxima, 5.920 rpm; aceleração de 0 a 100 km/h, 8,7 s.
CONSUMO - em cidade, 7,2 km/l; em estrada, 12 km/l.
Dados do fabricante
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 420; informações de fábrica, 0800-99-1000.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2000; pneus, Goodyear Eagle Touring; quilometragem inicial, 18.600 km.

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