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A facilidade de controle não deixa dúvidas de que até o motorista menos experimentado ficará à vontade. Não há patinação excessiva nas arrancadas mais vigorosas ou ao acelerar a fundo nas saídas de curva, a menos que o controle de tração seja desativado. A tração traseira também evita reações indesejáveis na direção e quando a distribuição de massas é meio a meio entre os dois eixos, como no Série 3, facilita arrancar em pisos de baixa aderência ou em subidas íngremes. Permite, ainda, um reduzido diâmetro de giro -- 10,5 metros, equivalente ao de um Palio.

A frente curta, característica da Série 3, contribui para a perfeita divisão de massas entre os eixos. Pneus 205/55 em rodas de 16 pol estão em medida perfeita, combinando estabilidade, conforto e certa robustez
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Curvas são um território perfeito para o 325i. Mesmo com pneus mais estreitos e de perfil mais alto (205/55-16 nas quatro rodas) que os do 330i Motorsport (225/45-17 nas dianteiras e 245/40-17 nas traseiras), inspira grande confiança no motorista, respondendo às solicitações da forma que se espera, mesmo no limite. Dirigi-lo com vigor em um trecho sinuoso comprova que o controle de estabilidade (ESP) é recurso para carros de comportamento dinâmico deficiente. Num automóvel perfeitamente equilibrado como este, não faz a menor falta.

E então o leitor deve pensar, "e onde fica o conforto ao rodar que se exige de um sedã familiar?". Não há sacrifícios: a suspensão tem molas macias, que trazem suavidade, enquanto os amortecedores de carga elevada controlam as oscilações com eficiência -- um dos melhores acertos que já constatamos em avaliações. Até em lombadas o carro se sai bem, podendo-se cruzar esses tormentos brasileiros em velocidade usual sem problemas.

Clique para ampliar a imagem Um sussurro em baixa rotação e um urro delicioso em alta, sem vibrações: é o que se ouve e se sente vindo do seis-em-linha de 2,5 litros, dotado de comandos variáveis para admissão e escapamento

Como se não bastasse, o controle automático de velocidade retoma o ponto memorizado suavemente, e não de modo brusco como a maioria desses sistemas. Nada mais lógico: quando o motorista deseja aceleração total usa o pedal.

A BMW pensa mesmo em tudo.

Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 6 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando variável no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 84 x 75 mm. Cilindrada: 2.494 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 192 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 25 m.kgf a 3.500 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - automático, 5 marchas; tração traseira. Relações: 1) 3,67; 2) 2,00; 3) 1,41; 4) 1,00; 5) 0,74; diferencial, 3,46. Regime a 120 km/h em 5a.: 2.600 rpm. Regime na velocidade máxima em 5a.: 5.100 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 300 mm ø; traseiros a disco ventilado, 294 mm ø; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,5 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,  estabilizador; traseira, multibraço, mola helicoidal.
RODAS - 7 x 16 pol.; pneus, 205/55 R 16 W.
DIMENSÕES - comprimento, 4,471 m; largura, 1,739 m; altura, 1,415 m; entreeixos, 2,725 m; bitola dianteira, 1,471 m; bitola traseira, 1,483 m; capacidade do tanque, 63 l; porta-malas, 440 l; peso, 1.520 kg.
  
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 237 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 8,3 s.
CONSUMO - em cidade, 7,4 km/l; em estrada, 13,8 km/l.
Dados do fabricante
  
Garantia e assistência
Garantia, 2 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 23; informações de fábrica, 0800 553578.
  
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2002; pneus, Continental ContiSportContact.

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