Anabolizantes para o A3
A Audi lança mais duas versões com
motor 1,8-litro |
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Para diferenciá-lo no mercado do primo VW Golf, que oferece mecânica similar por preço ligeiramente inferior, a Audi está lançando duas versões mais potentes do A3: a 1.8 Turbo 180 CV, que -- como o nome indica -- ganhou potência em relação à conhecida de 150 cv, e a S3, com tração integral e motor turbo de 210 cv. |
Os 30 cv adicionais deram desempenho de um verdadeiro esportivo ao A3 Turbo: de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos |
O Best Cars esteve
no Autódromo Internacional de Goiânia, GO, para uma
breve avaliação dos carros. O 180 CV,
disponível com três e cinco portas, não traz novidades
externas em relação ao 1.8 Turbo conhecido. Suas linhas
são robustas e agradáveis, embora rodas de 16 pol
fossem recomendáveis para este padrão de desempenho. Internamente, bancos Recaro revestidos de couro são de série e há itens de conveniência como autotravamento das portas em movimento, ar-condicionado com controle automático de temperatura, maçanetas cromadas, apoio bem definido para o pé esquerdo e indicação em separado de portas abertas. Os bancos são firmes, tipicamente germânicos, mas não trazem ajuste de apoio lombar, que seria bem-vindo. Os retrovisores externos azulados, para prevenir o ofuscamento pelo carro de trás, são de tamanhos diferentes -- o direito deveria ser maior. Estranho é o acabamento corrugado da parte superior do painel, embora evite reflexos no pára-brisa. |
Acabamento do A3 transmite qualidade, com revestimento em couro de série. Bancos firmes sem ajuste lombar podem cansar em longos percursos |
O motor turbo de 1,8
litro é o segundo mais vendido da linha A3, perdendo
apenas para o aspirado de mesma cilindrada -- ao
contrário do Golf, mais aceito em 1,6 litro. Assim, uma
alternativa com 30 cv adicionais (o de 150 cv permanece,
inclusive com câmbio automático, que o 180
não tem) é sempre bem-vinda. A nova versão também sai
da fábrica de São José dos Pinhais, PR, com motor
produzido em São Carlos, SP. O recurso utilizado pela Audi para ganhar potência foi reprogramar a central eletrônica do motor, elevando a pressão máxima da turbina. A marca não divulga, porém, o novo valor de pressão. Além dos 20% a mais de potência, o torque aumentou 11%, de 21,4 m.kgf (entre 1.750 e 4.600 rpm) para 23,9 m.kgf, disponíveis entre 1.950 e 5.000 rpm. A excelente distribuição de torque, característica desse motor turbo do grupo Volkswagen, resulta na sensação de grande cilindrada, ao contrário de outros superalimentados do mercado. |
"Posto de comando" não traz novidades, mantendo o ar-condicionado automático e um bom apoio para o pé esquerdo. Estranho o acabamento da parte superior do painel |
Relativamente ágil nos regimes mais baixos, o A3 logo "enche" a turbina e ganha um desempenho de entusiasmar. A Audi divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos (8,1 segundos no motor menos potente) e velocidade máxima de 228 km/h, uma melhora de 11 km/h. Embora autódromos não sejam bons lugares para avaliar automóveis de rua, foi possível perceber o comportamento seguro e a eficiência dos freios, que incluem distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD). O pacote do 180 CV inclui ainda controle de tração, que atua com redução de potência do motor (via atraso de ignição e, se não suficiente, redução de injeção) para evitar perda de aderência, e duas bolsas infláveis. O consumidor deve pensar, porém, se os 30 cv a mais justificam o preço a partir de R$ 52.650 -- aumento de cerca de R$ 7.000 sobre o já rápido Turbo de 150 cv. Os concorrentes mais diretos são Citroën Xsara VTS (R$ 49.340) e, num patamar de preço mais elevado, BMW 323 Ti Compact Sport (R$ 72.500). S3, "foguete de bolso" |
Comportamento dinâmico do S3, com tração integral e rodas de 17 pol, é irrepreensível |
Pocket rocket, ou "foguete de bolso" em inglês, é uma expressão muito usada internacionalmente para carros pequenos de desempenho bastante elevado -- e cai como uma luva para o S3. A versão mais nervosa do A3, que será importada da Alemanha em regime de 100 unidades por ano, transpira esportividade por fora, por dentro... e sob o capô, claro. Continua |
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