Quatro portas, quatro anos depois Demorou,
mas o Astra ganhou uma versão conveniente |
A maioria de nossos leitores viveu, mesmo que ainda não dirigisse, os tempos de rejeição aos automóveis de quatro portas, até 10 ou 15 anos atrás. Talvez por causa -- ou por culpa? -- do Fusca, que motorizou o Brasil com suas apenas duas portas, muitos de nós abriam mão da conveniência e até da segurança (remoção dos passageiros de um veículo acidentado, por exemplo) dos quatro-portas em nome de uma série de preconceitos, que chegavam a justificar que "são para táxi" em uma época de predomínio dos duas-portas até nesta classe profissional... |
A
incompreensível ausência do cinco-portas, sempre oferecido na
Europa, pertence |
Essa época voltou à tona em 1998, quando a General Motors apresentou
aqui seu moderno e atraente Astra sem uma das versões disponíveis na
Europa, que certamente teria êxito: a cinco-portas ou hatch quatro-portas, como a marca prefere chamá-la. Todos os concorrentes já ofereciam a prática opção e alguns já haviam aposentado a de três portas, mas a GM
alegava que oferecer quatro portas laterais tanto no hatch quanto no três-volumes, lançado meses depois, traria concorrência interna -- canibalização, no jargão do mercado automobilístico. |
O friso
cromado na grade e a tampa traseira "lisa", sem a placa, o
identificam com |
Ao avaliar o Astra CD 2003 com motor 2,0-litros de oito válvulas (agora a única opção, salvo para o esportivo
GSi), transmissão automática e, claro, as cinco portas, a sensação do
BCWS foi uma só: por que não surgiu antes? Por que a GM aceitou perder para outras marcas, por quatro anos, um volume razoável de clientes que faz questão de um cinco-portas? As vendas de outubro já mostram
sua aceitação: foi responsável por 31% do total de 6.353 Astras, contra 26% do três-portas e 43% do Sedan -- e nossa perspectiva é de que
crescerá ainda mais.
Continua |
Avaliações - Página principal - e-mail
Data de publicação deste artigo: 23/11/02
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados