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Tudo seria diferente se a VW optasse por importar a versão 1,8 turbo de 150 cv do Beetle, disponível tanto na Europa quanto nos EUA. O acréscimo de preço certamente seria justificado por um desempenho muito superior, que o tornaria um simpático esportivo. Como está, é um carro de desempenho mediano e mais adequado a tranqüilos passeios.

Clique para ampliar a imagem Embora tenha bom comportamento dinâmico, o Beetle deveria adotar relações de marcha mais longas e maior vão livre sob o motor, pois chega a irritar nas lombadas

Os freios são muito bons (a disco com sistema antitravamento ABS de série), os engates do câmbio precisos e a suspensão permite bom comportamento dinâmico, embora ambos um pouco duros. O que irrita de verdade é sua inaptidão para lombadas: em mais de 120 avaliações completas, poucas vezes vimos tamanha facilidade para raspar o pára-choque ou o protetor de cárter nessa situação, sendo pior que o já complicado Golf 2,0. O único jeito é passar bem devagar, a não mais de 20 km/h em lombadas médias ou altas.

São inconvenientes, mas o maior ainda é o preço: R$ 75.200 (carro avaliado, com o dólar a R$ 2,42) é muito, muito caro para um modelo desse porte e potência, mesmo com farto equipamento de série (veja relação). Um Golf GTI três-portas com os mesmos opcionais sai por R$ 51.143 -- e oferece motor turbo de 150 cv e ar-condicionado automático. Até o bem-equipado Audi A3 1,8 turbo de 180 cv com câmbio Tiptronic sai por menos (R$ 63.928)!

Um velho conhecido: o motor 2,0 de 116 cv do Golf, Bora e Passat. Os faróis são excelentes, com facho baixo superelipsoidal, e o capô tem prática lingüeta de destravamento que evita sujar as mãos

Portanto, da mesma forma que um PT Cruiser, comprar um Beetle é decisão mais emocional que racional. O que seus compradores buscam talvez seja outro fato curioso presenciado durante a avaliação: o motorista de um reluzente Jeep Wrangler -- provavelmente escolhido mais pelo estilo jovem que pelas habilidades fora-de-estrada -- reduziu a velocidade e não tirou os olhos do simpático VW, como que arrependido de sua compra. Algo que um GTI ou mesmo um A3 talvez não possam oferecer.

Comentário técnico
> Não há novidades no motor do Beetle em relação ao dos Golf e Bora já avaliados: trata-se da versão de fluxo cruzado do VW 2,0, sua diferença para o motor do Gol e Santana.
> Os números evidenciam o cálculo inadequado das relações de marcha: a 120 km/h em quinta já são 3.575 rpm, quase 1.200 rpm acima do torque máximo (2.400 rpm), e na velocidade máxima chegam-se a 5.800 rpm, um excesso de 600 rpm sobre o regime de maior potência.
> No exterior a oferta de motores para o novo Fusca vai longe. Americanos e europeus dispõem das versões 1,8 turbo de 150 cv e 180 cv, como no Audi A3 nacional. Na Europa há ainda um V5 de 2,3 litros e 170 cv e um turbodiesel 1,9 de 90 cv, além do 1,6 de 100 cv (também igual ao do A3). As coisas esquentam mesmo é no Beetle RSi, vendido apenas na Alemanha, cujo V6 de 3,2 litros entrega 225 cv às quatro rodas (leia apresentação).
 
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 178 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11,7 s.
CONSUMO - em cidade, 9 km/l; em estrada, 15,8 km/l.
Dados do fabricante
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2002; pneus, Firestone F580; quilometragem inicial, 12.100 km.
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 1.984 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 116 cv a 5.200 rpm. Torque máximo: 17,3 m.kgf a 2.400 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,78; 2) 2,12; 3) 1,35; 4) 1,03; 5) 0,84; diferencial, 4,24. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.575 rpm. Regime na velocidade máxima em 5a.: 5.800 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 280 mm ø; traseiros a disco, 232 mm ø; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,9 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor, estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor, estabilizador.
RODAS - 6 x 15 pol.; pneus, 195/65 R 15 H.
DIMENSÕES - comprimento, 4,08 m; largura, 1,725 m; altura, 1,50 m; entreeixos, 2,51 m; bitola dianteira, 1,505 m; bitola traseira, 1,495 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 209 l; peso, 1.210 kg.
 
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 650; informações de fábrica, 0800 195775.

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