Ao passar rápido por uma lombada nota-se que desta vez, ao contrário do Golf importado do México de 1994 a 1998, os amortecedores contam com batente hidráulico para evitar ruído ao "descer" do obstáculo. Cuidado, porém: em velocidade intermediária -- em que um Astra, Focus ou Marea passa sem se dar conta -- é fácil bater o protetor de cárter no asfalto quando a frente desce, pois a suspensão é macia demais. |
Torque em
baixas rotações é muito bom, mas em altas o desempenho fica atrás
do Focus e do Astra, dotados de 16 válvulas e potência até 20 cv
maior |
A VW sabe do problema, que era extensivo ao Golf e foi amenizado este ano, na versão 1,6 deste último, com a troca do motor por um mais distante do solo. Mas no Bora caberia uma recalibragem de molas e amortecedores para sustentar melhor a frente, como ocorre nos concorrentes.
Para muitos, porém, nada disso incomoda tanto quanto o preço. |
Boa
posição de dirigir, acabamento bem cuidado e bancos firmes, no
padrão alemão. Mas o preço está elevado em relação à
concorrência
A concorrência oferece os principais equipamentos, aliados a maior potência, a preço inferior.
O Focus Sedan (não a versão Ghia) sai por R$ 37.410 já com
ar-condicionado, toca-CDs e motor 16V de 130 cv. Por R$ 39.245 leva-se
um Marea ELX com ar, duas bolsas infláveis e o motorzão de 2,4
litros e 160 cv. Para ficar no patamar de potência do Bora, a versão
2,0 de oito válvulas e 116 cv do Astra Sedan GLS fica em R$ 38.250
com o ar-condicionado opcional. |
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