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Ao passar rápido por uma lombada nota-se que desta vez, ao contrário do Golf importado do México de 1994 a 1998, os amortecedores contam com batente hidráulico para evitar ruído ao "descer" do obstáculo. Cuidado, porém: em velocidade intermediária -- em que um Astra, Focus ou Marea passa sem se dar conta -- é fácil bater o protetor de cárter no asfalto quando a frente desce, pois a suspensão é macia demais.

Torque em baixas rotações é muito bom, mas em altas o desempenho fica atrás do Focus e do Astra, dotados de 16 válvulas e potência até 20 cv maior

A VW sabe do problema, que era extensivo ao Golf e foi amenizado este ano, na versão 1,6 deste último, com a troca do motor por um mais distante do solo. Mas no Bora caberia uma recalibragem de molas e amortecedores para sustentar melhor a frente, como ocorre nos concorrentes. Para muitos, porém, nada disso incomoda tanto quanto o preço.

O Bora chegou um pouco caro: começa em R$ 35.812 e passa a R$ 40.606 logo com o primeiro grupo de opcionais, que incluem os tão desejados ar-condicionado e controle elétrico dos vidros. O segundo pacote, com bolsas infláveis e freios antitravamento, entre outros itens, o leva a R$ 44.185 com pintura perolizada -- e ainda se trata da versão básica com câmbio manual, sem os requintes da Comfortline.

Boa posição de dirigir, acabamento bem cuidado e bancos firmes, no padrão alemão. Mas o preço está elevado em relação à concorrência

A concorrência oferece os principais equipamentos, aliados a maior potência, a preço inferior. O Focus Sedan (não a versão Ghia) sai por R$ 37.410 já com ar-condicionado, toca-CDs e motor 16V de 130 cv. Por R$ 39.245 leva-se um Marea ELX com ar, duas bolsas infláveis e o motorzão de 2,4 litros e 160 cv. Para ficar no patamar de potência do Bora, a versão 2,0 de oito válvulas e 116 cv do Astra Sedan GLS fica em R$ 38.250 com o ar-condicionado opcional.

Dois últimos detalhes merecem revisão. Um, é inaceitável que um automóvel deste preço saia de fábrica em pleno século 21 com toca-fitas -- ainda que sofisticado, até com busca automática de faixas. Outro, os botões da chave às vezes levam o usuário a abrir o porta-malas em vez das portas, sobretudo à noite. Mas até nisso o fabricante pensou, colocando uma luz-piloto no painel só para indicar que a tampa está destravada... Como se vê, o Bora não é perfeito, mas ficou muito bem-bolado.
Continua

Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D S/S
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/S
Ajuste elétr. retrovisores E / D O
Alarme / controle a distância S/S
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático O/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND
Câmbio automático O
Comando interno do porta-malas S
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle elétr. dos vidros D / T O/O
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina ND
Freios antitravamento (ABS) O
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro NA
Luzes de leitura D / T S
Luz traseira de neblina ND
Rádio/toca-fitas O
Rádio/toca-CD O
Relógio S
Repetidores laterais de direção S
Rodas de alumínio O
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
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