A irreverência das linhas externas repete-se nas maçanetas internas, nos difusores de ar (iguais aos do Ka) e no quadro de instrumentos, composto por um conta-giros em forma de arco, um mostrador em cristal líquido no centro (com velocímetro e hodômetros) e os marcadores de combustível e temperatura em suas laterais. O conjunto impressiona à primeira vista e tem fácil leitura, embora o ponteiro do conta-giros exija certa atenção para ser visto. A iluminação não é prejudicada ao acender os faróis durante o dia. |
Maçanetas
de desenho interessante, difusores de ar funcionais e, ao lado do
rádio, o Outro aspecto em que o
C3 surpreende é a altura: é mais alto que um Fit, com 1,53 metro, o
que facilita o acesso e garante bom espaço vertical mesmo no banco
traseiro. Por outro lado, neste as acomodações para pernas são
precárias, abaixo da média do segmento (o entreeixos mediano de 2,46
metros não contribui). Como tem sido comum nos novos
carros, a posição de dirigir elevada lembra a de uma minivan, com
volante e pedais bem posicionados, mas alavanca de câmbio baixa
demais -- o topo fica ao nível do assento. |
O eficiente
painel digital, de fácil leitura, e os apoios de braço dianteiros
contrastam Grande sacada é o
interruptor no painel para a trava de segurança das portas traseiras.
Possui ainda alerta programável para excesso de velocidade, buzina na
almofada do volante (chega da mania francesa de alavanca à
esquerda...) e pára-brisa com elevada reflexão de calor, mas poderia
haver faixa degradê. |
As mesas
"de avião" seguem a tendência das minivans; as rodas de
alumínio vêm O motor, em
contrapartida, é bem conhecido: o eficiente 1,6-litro de 16 válvulas e
110 cv, produzido em Porto Real, o mesmo do 206 e do Xsara e que
corresponde ao topo da oferta do carro na Europa (lá existem também
versões de 1,1 e 1,4 litro, com 61 e 75 cv, na ordem, além do 1,4 a
diesel). De funcionamento muito suave, entrega o torque máximo de
15,6 m.kgf a 4.000 rpm, mas a 2.000 giros já estão disponíveis mais
de 13 m.kgf. O torque máximo é superior ao da versão Peugeot,
talvez pela taxa de compressão aumentada de 10,5:1 para 11:1. |
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