Celta tem
qualidades, mas o
Não tão barato como se
esperava, o GM gaúcho deve em |
Um velho conhecido -- o Corsa lançado em
1994 -- oculto sob um desenho rejuvenescido: esta é a
melhor definição para o Celta, o carro popular que a
General Motors produz na nova fábrica de Gravataí, RS.
A expectativa pelo automóvel mais barato do Brasil (que
não se concretizou) levou muitos a cogitar sobre um
minicarro e até uma microvan, similar à Opel Agila
européia. |
A traseira inexpressiva é o ponto mais criticado do novo Chevrolet. Já a frente e lateral lembram outros modelos da linha e agradam mais |
O que parece mesmo ter
decepcionado os potenciais compradores é o acabamento
interno e o padrão de equipamentos do Celta. Embora
concorrentes como Gol Special e Mille Smart (este bem
mais barato, porém) não estejam em posição muito mais
confortável, o fato é que o brasileiro se habituou,
durante a última década, a carros de motor um-litro com
fartura de itens de conforto -- que o Celta fica devendo. A versão avaliada pelo Best Cars Web Site continha apenas o pacote Mais de opcionais, composto de protetor do cárter, aquecedor, vidros verdes com pára-brisa degradê, temporizador do limpador dianteiro e limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Sem eles, o preço é de R$ 13.640, frete incluído, válido na compra via Internet, tanto em casa quanto em concessionária. É o faturamento direto ao consumidor, que corta custos de estoque e impostos, permitindo menor preço final. Só quem fizer questão de levar um Celta com pronta entrega, faturado à concessionária, paga R$ 14.400 (básico). |
A moldura das janelas das portas, inspirada no cupê Tigra, é um detalhe positivo do desenho. Spoilers e rodas de alumínio são oferecidos como acessórios nas concessionárias |
Caro? Depende do ponto de
vista. O Palio Young custa R$ 13.618, o Gol Special R$ 14.230,
o Ka GL R$ 15.430 e o Corsa Wind R$ 15.983 -- todos de três
portas, sem incluir frete e na compra tradicional, sem
uso de Internet. Bem mais barato que o Celta, só mesmo o
veterano Mille Smart, que sai por R$ 11.896 nas mesmas
condições. Assim, é importante comparar projeto e
conteúdo para escolher bem. Dos equipamentos de série do Celta, merecem destaque imobilizador de ignição (que permitiu eliminar a trava de direção), barras de proteção no interior das portas (que não existiam nos primeiros Corsas três-portas) e cintos de três pontos e encostos de cabeça traseiros (ajustáveis em altura, ao contrário dos dianteiros). Itens como controles elétricos de vidros e travas podem ser instalados em concessionária (saiba mais), com o inconveniente dos comandos no console, à frente da alavanca de câmbio, a pior posição conhecida. |
Apesar de algumas boas soluções, como os difusores de ar e maçanetas com trava incorporada, o interior deixa a desejar em aparência e qualidade do acabamento. Até o volante retornou aos criticados dois raios |
Ar-condicionado só será disponível em janeiro, com a novidade de um "sopro" de 10 segundos ao retirar a chave, para evitar formação de fungos e produção de mau cheiro. Alguns detalhes chegam a incomodar, como o espaço quase inexistente para objetos (apenas um raso no console, não havendo bolsas nas portas, existentes já no primeiro Corsa), os pára-sóis sem articulação (não protegem contra sol lateral) e os retrovisores externos controlados como há 20 anos, ou seja, pela pressão dos dedos na lente. Continua |
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