Best Cars Web Site

Celta tem qualidades, mas o
acabamento decepciona

Não tão barato como se esperava, o GM gaúcho deve em
conforto, mas traz as virtudes do conhecido Corsa

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Um velho conhecido -- o Corsa lançado em 1994 -- oculto sob um desenho rejuvenescido: esta é a melhor definição para o Celta, o carro popular que a General Motors produz na nova fábrica de Gravataí, RS. A expectativa pelo automóvel mais barato do Brasil (que não se concretizou) levou muitos a cogitar sobre um minicarro e até uma microvan, similar à Opel Agila européia.

O resultado, embora não impressione, agradou à maioria. Em relação ao Corsa, do qual empresta plataforma e mecânica, o Celta revela mais atualidade e tem detalhes interessantes de estilo, como a moldura das janelas das portas, inspiradas no cupê Tigra, e o limpador traseiro montado no próprio vidro, como no Kadett GSi. A parte mais criticada é a traseira, inexpressiva e com clara semelhança à do Palio, pela tampa "limpa" e o formato das lanternas. Já a frente consegue harmonia e se identifica com o restante da linha GM.

A traseira inexpressiva é o ponto mais criticado do novo Chevrolet. Já a frente e lateral lembram outros modelos da linha e agradam mais
O que parece mesmo ter decepcionado os potenciais compradores é o acabamento interno e o padrão de equipamentos do Celta. Embora concorrentes como Gol Special e Mille Smart (este bem mais barato, porém) não estejam em posição muito mais confortável, o fato é que o brasileiro se habituou, durante a última década, a carros de motor um-litro com fartura de itens de conforto -- que o Celta fica devendo.

A versão avaliada pelo Best Cars Web Site continha apenas o pacote Mais de opcionais, composto de protetor do cárter, aquecedor, vidros verdes com pára-brisa degradê, temporizador do limpador dianteiro e limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Sem eles, o preço é de R$ 13.640, frete incluído, válido na compra via Internet, tanto em casa quanto em concessionária. É o faturamento direto ao consumidor, que corta custos de estoque e impostos, permitindo menor preço final. Só quem fizer questão de levar um Celta com pronta entrega, faturado à concessionária, paga R$ 14.400 (básico).
A moldura das janelas das portas, inspirada no cupê Tigra, é um detalhe positivo do desenho. Spoilers e rodas de alumínio são oferecidos como acessórios nas concessionárias
Caro? Depende do ponto de vista. O Palio Young custa R$ 13.618, o Gol Special R$ 14.230, o Ka GL R$ 15.430 e o Corsa Wind R$ 15.983 -- todos de três portas, sem incluir frete e na compra tradicional, sem uso de Internet. Bem mais barato que o Celta, só mesmo o veterano Mille Smart, que sai por R$ 11.896 nas mesmas condições. Assim, é importante comparar projeto e conteúdo para escolher bem.

Dos equipamentos de série do Celta, merecem destaque imobilizador de ignição (que permitiu eliminar a trava de direção), barras de proteção no interior das portas (que não existiam nos primeiros Corsas três-portas) e cintos de três pontos e encostos de cabeça traseiros (ajustáveis em altura, ao contrário dos dianteiros). Itens como controles elétricos de vidros e travas podem ser instalados em concessionária (
saiba mais), com o inconveniente dos comandos no console, à frente da alavanca de câmbio, a pior posição conhecida.
Apesar de algumas boas soluções, como os difusores de ar e maçanetas com trava incorporada, o interior deixa a desejar em aparência e qualidade do acabamento. Até o volante retornou aos criticados dois raios

Ar-condicionado só será disponível em janeiro, com a novidade de um "sopro" de 10 segundos ao retirar a chave, para evitar formação de fungos e produção de mau cheiro. Alguns detalhes chegam a incomodar, como o espaço quase inexistente para objetos (apenas um raso no console, não havendo bolsas nas portas, existentes já no primeiro Corsa), os pára-sóis sem articulação (não protegem contra sol lateral) e os retrovisores externos controlados como há 20 anos, ou seja, pela pressão dos dedos na lente. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados