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Se tentar sair em terceira, quarta ou quinta, o sistema permite a arrancada "queimando" embreagem, mas o condutor ouve um sinal sonoro avisando que o carro está em marcha inadequada -- em momento nenhum o carro "morre". Para trocar as marchas deve-se tirar o pé do acelerador e mover o câmbio como num sistema convencional. Para engatar a ré o carro deve estar parado e o freio acionado. Quando se pára em um farol, por exemplo, com uma marcha engatada, a embreagem é acionada automaticamente. Para maior segurança, ao estacionar em aclives e declives pode-se engatar uma marcha com o veículo desligado.

Desempenho e consumo inalterados são vantagens do sistema em relação a um câmbio automático. Outra, o custo

Por não envolver mudanças na transmissão, o sistema conserva inalterados desempenho e consumo do Palio, em que leva vantagem sobre o câmbio automático. Outro benefício do sistema, em relação à embreagem normal, é a possibilidade de frear com o pé esquerdo nos aclives (o pedal é mais largo que nas outras versões), dispensando a coordenação de uso dos três pedais que representa obstáculo para muitos motoristas. Não é preciso dizer, como chegou a criticar um jornal pouco especializado, que o veículo pode rodar para trás se for pouco acelerado -- o que mesmo um câmbio automático permite.

Avaliamos na prática o Palio de embreagem automática pelas ruas de Vitória, ES. O carro demonstrou muita agilidade na troca de marchas e uma grande praticidade para o dia-a-dia conturbado das capitais, mostrando que o sistema está bem casado com o motor. Proporciona um conforto inegável para o condutor.

Sistema alerta o motorista sobre marcha inadequada e impede partida com o câmbio engatado. Por preservar a embreagem do mau uso, pode incrementar a vida útil do conjunto, baixando custos de manutenção a longo prazo
Segundo testes realizados pela Fiat, o uso desta embreagem proporciona uma redução do desgaste do sistema em 20 a 30%, reduzindo assim os custos de manutenção. Pode ser até maior se o motorista tiver maus hábitos como segurar o veículo pela embreagem em subidas ou "descansar" o pé esquerdo no pedal quando não acionada.

Se o mercado aprovar, a marca vai disponibilizar para o restante da linha o sistema automático. É um opcional que, ao que tudo indica, no futuro será tão requisitado quanto são hoje ar-condicionado e direção assistida.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 76 x 54,8 mm. Cilindrada: 994,4 cm3. Taxa de compressão: 9,35:1. Injeção multiponto semi-seqüencial. Potência máxima: 61 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 8,1 m.kgf a 3.000 rpm.
CÂMBIO - manual; 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco; traseiros a tambor; antitravamento (opcional).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,4 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson; traseira, eixo de torção, estabilizador.
RODAS - 5 x 14 pol.; pneus, 175/65 R 14 (opcionais).
DIMENSÕES - comprimento, 3,735 m; largura, 1,614 m; altura, 1,445 m; entre-eixos, 2,36 m; capacidade do tanque, 48 l; porta-malas, 280 l; peso, 925 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 152 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 16,3 s.
CONSUMO - em cidade, 12,8 km/l; em estrada, 17 km/l.
Dados do fabricante

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