Se tentar sair em terceira, quarta ou quinta, o sistema permite a arrancada "queimando" embreagem, mas o condutor ouve um sinal sonoro avisando que o carro está em marcha inadequada -- em momento nenhum o carro "morre". Para trocar as marchas deve-se tirar o pé do acelerador e mover o câmbio como num sistema convencional. Para engatar a ré o carro deve estar parado e o freio acionado. Quando se pára em um farol, por exemplo, com uma marcha engatada, a embreagem é acionada automaticamente. Para maior segurança, ao estacionar em aclives e declives pode-se engatar uma marcha com o veículo desligado. |
Desempenho e consumo inalterados são vantagens do sistema em relação a um câmbio automático. Outra, o custo |
Por não envolver mudanças na transmissão, o sistema conserva inalterados desempenho e consumo do Palio, em que leva vantagem sobre o câmbio automático. Outro benefício do sistema, em relação à embreagem normal, é a possibilidade de frear com o pé esquerdo nos aclives (o pedal é mais largo que nas outras versões), dispensando a coordenação de uso dos três pedais que representa obstáculo para muitos motoristas. Não é preciso dizer, como chegou a criticar um jornal pouco especializado, que o veículo pode rodar para trás se for pouco acelerado -- o que mesmo um câmbio automático permite. Avaliamos na prática o Palio de embreagem automática pelas ruas de Vitória, ES. O carro demonstrou muita agilidade na troca de marchas e uma grande praticidade para o dia-a-dia conturbado das capitais, mostrando que o sistema está bem casado com o motor. Proporciona um conforto inegável para o condutor. |
Sistema alerta o motorista sobre marcha inadequada e impede partida com o câmbio engatado. Por preservar a embreagem do mau uso, pode incrementar a vida útil do conjunto, baixando custos de manutenção a longo prazo |
Segundo testes realizados
pela Fiat, o uso desta embreagem proporciona uma
redução do desgaste do sistema em 20 a 30%, reduzindo
assim os custos de manutenção. Pode ser até maior se o
motorista tiver maus hábitos como segurar o veículo
pela embreagem em subidas ou "descansar" o pé
esquerdo no pedal quando não acionada. Se o mercado aprovar, a marca vai disponibilizar para o restante da linha o sistema automático. É um opcional que, ao que tudo indica, no futuro será tão requisitado quanto são hoje ar-condicionado e direção assistida. |
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