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A marca vinha utilizando há dois anos a norma alemã DIN, que mede a potência ao nível do mar, onde a pressão atmosférica é maior, enquanto a maioria dos demais fabricantes emprega a brasileira NBR, que utiliza a altitude média entre 10 capitais do país. Como a potência se reduz cerca de 1% a cada 100 metros adicionais de altitude (saiba mais), o uso da DIN levava a números cerca de 3% maiores: 70 cv no motor 1,0 16V, que tinha na verdade 68, e 110 cv no 1,6 16V, sendo 107 pela ABNT.

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Às opções conhecidas, de quatro e cinco portas, será adicionada a hatch de três em
maio, que mais tarde dará origem a um Clio esportivo para suceder ao extinto Si

É por isso que o BCWS vinha divulgando os valores ABNT quando disponíveis -- inclusive para o Peugeot 206 1,0, que utiliza motor Renault. Agora isso acabou: uma reprogramação da central eletrônica fez com que os Clios 16V alcançassem, pela norma ABNT, as potências de 70 e 110 cv antes obtidas pela DIN. E qual o efeito disso?

Segundo o fabricante, a velocidade máxima passou de 160 para 162 km/h, na versão 1,0 16V, e de 190 para 192 km/h, na 1,6 16V. Não há mudanças na aceleração ou no consumo, mas o torque máximo do 1,6 chega 500 rpm mais cedo.
Para o motorista, no entanto, os ganhos são imperceptíveis, como o BCWS constatou na avaliação (de cerca de 80 quilômetros no total) com os dois motores pela região de Foz do Iguaçu, PR, onde o novo Clio foi apresentado à imprensa. Também não há novidades em pontos positivos do carro, como a suspensão confortável e que transmite robustez, ou negativos, como os engates do câmbio nem sempre precisos.

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O painel do Expression também adota a seção inferior em tom claro, para sensação de
espaço. Nas portas, o inaceitável local onde seriam montadas as manivelas de vidros

Afinal, a preocupação da Renault em conter as despesas nesta renovação de seu modelo mais vendido pode ter um efeito indesejado. Com a concorrência formada por automóveis mais modernos, realmente novos em termos mundiais, o "novo" Clio talvez não conquiste espaço dos adversários ou mesmo consiga se manter competitivo por muitos anos. O barato pode sair caro.

Ficha técnica
Clio Privilège 1,6 16V hatch
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 79,5 x 80,5 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 9,7:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 110 cv a 5.750 rpm. Torque máximo: 15,2 m.kgf a 3.750 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson, estabilizador; traseira, eixo de torção.
RODAS - 5,5 x 14 pol; pneus, 185/60 R 14.
DIMENSÕES - comprimento, 3,773 m; largura, 1,639 m; altura, 1,435 m; entreeixos, 2,472 m; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 255 l; peso, 1.005 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 192 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 9,4 s. CONSUMO - em cidade, 11 km/l; em estrada, 16,5 km/l.
Dados do fabricante

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