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Ambos os motores são silenciosos e isentos de vibrações, a suspensão passa bem por lombadas e irregularidades e o câmbio tem comando suave, com a marcha a ré acionada com anel como em modelos GM. Contudo, ruídos de vento e ao rodar em piso irregular foram observados. O retrovisor esquerdo ofereceria melhor campo de visão se fosse convexo, como no antigo Clio, em vez de plano.

Motor 1,6 é bem disposto, retomando bem em baixo regime mesmo com quatro passageiros. Estabilidade e conforto de marcha também corretos
O desempenho do motor de 59 cv não entusiasma, mas permite respostas satisfatórias em diversas situações, como ao subir a serra que leva ao vilarejo de Rancho Queimado, a 60 km da capital catarinense, em quarta marcha. No percurso o Clio mostrou ainda bom comportamento dinâmico -- auxiliado pelos pneus Michelin com o motor de menor cilindrada -- e freios eficientes. Lamentável não haver protetor de cárter, indispensável no Brasil.

A maior deficiência das versões 1-litro é a indisponibilidade no momento de direção assistida, item requisitado hoje mesmo em carros do segmento inferior. Sem ela, conduzir o Clio pela cidade exige um ligeiro esforço e o incômodo de esterçar mais para obter a mesma resposta nas rodas. A Renault prometeu sanar a falha no primeiro trimestre, quando haverá maior oferta do sistema pelos fornecedores, oferecendo-a como opcional no RL e RN.

Acabamento da versão RN (esq.) agrada. Já a RL exagera nas duas bolsas infláveis, mas decepciona em outros itens: falta até desembaçador traseiro

Nas versões superiores, o motor de 1,6 litro e 90 cv faz do dirigir um prazer. Nota-se o bom torque para o peso do veículo, a suavidade em alta rotação (ainda que não "gire" muito, cortando a injeção com pouco mais de 6.000 rpm) e as retomadas com disposição, mesmo rodando com quatro adultos. A quinta marcha não é curta demais (gera cerca de 3.000 rpm a 100 km/h, como referência), mas as demais revelam escalonamento com ênfase na agilidade. Os pneus são mais largos: 175/65 contra 165/70 do motor mais fraco.

Além da segurança, que inclui cintos de três pontos para quatro dos passageiros em toda a linha, a Renault apóia-se na manutenção fácil (revisões a cada 40.000 km, com troca de óleo a cada 20.000), assistência 24-horas por dois anos, ampla garantia contra corrosão (seis anos, um a mais que o Gol) e rede de concessionárias em franca expansão, com meta de 150 no final de 2000.

Desempenho do motor 1-litro satisfaz, mas só em fevereiro haverá opção da direção assistida, que muitos já exigem

O novo Clio vai enfrentar rivais de peso, como o renovado Fiesta (leia avaliação) e o futuro Peugeot 206 nacional, mas pode mesmo levar a marca francesa à posição almejada. A concorrência que se cuide.

Novos motores chegam em 2000
Com a inauguração da fábrica de motores, em dezembro, a Renault passa a produzir no Paraná as unidades de 16 válvulas que equiparão, em meados do ano, a Scénic (1,6-litro), o Clio (1 e 1,6-litro) e o Peugeot 206 nacional (apenas 1-litro). A potência do motor menor deve ficar na faixa dos 68-70 cv, como nos concorrentes Gol e Corsa, enquanto o maior chegará aos 110 cv hoje obtidos pela minivan de motor importado. Os motores atuais, de oito válvulas, deixam de equipar o Clio. Boa notícia para quem pode esperar, má para quem comprar o carro até lá, pois o terá desvalorizado com poucos meses de uso.
Ficha técnica
MOTOR (1 litro) - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 69 x 66,8 mm. Cilindrada: 999 cm3. Taxa de compressão: 9,7:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 59 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 8,3 m.kgf a 4.250 rpm.
MOTOR (1,6 litro) - idem, exceto: Diâmetro e curso: 79,5 x 80 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Potência máxima: 90 cv a 5.250 rpm. Torque máximo: 14 m.kgf a 4.000 rpm.
CÂMBIO - manual; 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica (apenas 1,6); diâmetro de giro, 10,3 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, semi-independente, eixo de torção.
RODAS - 14 pol.; pneus, 165/70 R 14 (1 litro) ou 175/65 R 14 (1,6 litro).
DIMENSÕES - comprimento, 3,773 m; largura, 1,639 m; altura, 1,417 m; entre-eixos, 2,472 m; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 255 l; peso, 920 kg (1 litro) ou 985 kg (1,6 litro).
Desempenho e consumo
1 litro 1,6 litro
DESEMPENHO - velocidade máxima, 144 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 18,2 s. DESEMPENHO - velocidade máxima, 168 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 12 s.
CONSUMO - em cidade, 13,4 km/l; em estrada, 18,5 km/l. CONSUMO - em cidade, 11,7 km/l; em estrada, 15,7 km/l.
Dados do fabricante

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