Acima do também imenso pára-brisa há um amplo porta-objetos perfurado, que se soma a muitos outros por todo o interior. Os pára-sóis são
grandes mas não se movem para as laterais, o que implica viajar com sol intenso de lado, com prejuízo até à segurança -- um ponto a ser revisto com urgência. As mulheres também não vão aprovar a ausência de espelho de cortesia em ambos os lados. |
O painel conta com as informações essenciais, mais conta-giros e um computador de bordo básico, que não indica consumo instantâneo. Há também luz indicadora de porta mal fechada. A iluminação alaranjada inclui o rádio/toca-CD, que fica muito forte à noite e não tem controle de intensidade. Interessante
o ajuste elétrico dos faróis, com dois botões e um indicador digital da posição escolhida no painel. Deveria haver mais luzes de cortesia (apenas duas) e alguns porta-copos;
e o ajuste dos encostos dianteiros seria mais preciso de usasse botão giratório em vez de alavanca. |
Usado como o
veículo familiar que é, um conjunto equilibrado: rodar confortável,
estabilidade adequada e desempenho correto, graças ao bom torque em
baixa rotação do motor 1,6 16V |
O banco central (no caso do
sete-lugares) oferece amplo espaço em todas as direções, inclusive para as pernas, e três encostos de cabeça. Os traseiros, opcionais, são apenas para crianças, pois não há
conforto para um adulto -- chega a ser pior que a minivan Zafira, o outro modelo nacional com esse recurso. Guardá-los nas laterais é fácil, mas toma um bom espaço do porta-malas, que sem eles chegaria a excelentes 750 litros
apenas até a base dos vidros laterais. As portas traseiras podem parar a
90° ou abrir em quase 180°; o estepe fica sob a carroceria. |
O arranjo de
sete lugares é único no segmento e raro na produção nacional, mas
com todos os bancos no lugar a visibilidade para trás se torna
crítica |
Naturalmente deve ser conduzido com mais cuidado que um automóvel, pois a elevada carroceria inclina-se mais em manobras rápidas e curvas fechadas. Mas o comprador desse tipo de carro, ciente dessa limitação, pode até se surpreender com o bom comportamento dinâmico do Fiat. Outra grata surpresa é o câmbio, montado no painel, posição bem melhor que distante no assoalho, como na Zafira.
Com engates suaves e precisos, possui marcha à ré sem travas desnecessárias,
ao contrário da linha Palio. |
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Foto dos bancos: divulgação
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