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Realmente inéditos são os assentos traseiros que se rebatem em posição vertical junto aos encostos, de modo a ampliar a altura útil do compartimento, que chega a 1,28 metro. Contribui para isso a colocação do tanque de combustível sob os bancos dianteiros, em vez de sob o traseiro -- solução que parece óbvia em um monovolume, mas nunca foi utilizada. Em função dela, o assoalho posterior é algo inclinado, sem incomodar.

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Os bancos parecem os de um automóvel comum, mas escondem recursos úteis: os traseiros podem ser embutidos no assoalho (acima), ter o assento erguido de encontro ao encosto (acima à direita) e combinar-se ao dianteiro direito, que se reclina a 180°, para o transporte de objetos longos (ao lado)
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São 10 combinações de posição de bancos, que permitem variar a capacidade de bagagem entre 353 e 1.321 litros e não requerem a retirada dos bancos ou mesmo dos encostos de cabeça. Outros bons detalhes: o retrovisor esquerdo convexo, a boa visibilidade à frente (sem largas colunas como as da Meriva), o pára-brisa degradê e a iluminação em vermelho do painel. Poderia haver, no entanto, travamento automático das portas ao rodar, ajuste milimétrico da inclinação dos encostos dianteiros e uma buzina mais agradável que a habitual "bibi" da marca.

Surpresa no comportamento   Na atual corrida por maiores cilindradas, não deixa de ser estranho a Honda lançar o Fit apenas com um diminuto motor de 1.339 cm3 (arredondado pela marca para 1,4, mas que para o BCWS será sempre 1,35), o menor em um monovolume nacional. No exterior existe uma versão de apenas 1,2 litro e 78 cv, descartada para o Brasil.

Conveniência: porta-copos no console e um porta-luvas com duas seções fechadas

É pequeno diante do 1,6 do Classe A ou do 1,8 da Meriva, mas sua moderna concepção compensa em parte esta desvantagem: compacto, esse oito-válvulas com bloco de alumínio utiliza o sistema i-DSI (Intelligent Dual Sequential Ignition, ignição dupla seqüencial inteligente) de duas velas por cilindro, que disparam sua centelha em momentos diferentes, sendo este intervalo controlado pela central eletrônica.

O recurso permite baixas emissões poluentes (comparáveis às dos mais modernos motores diesel de injeção direta) e boa potência específica (80 cv, ou seja, 60 cv/litro) sem sacrificar o torque: são 80 cv e 11,8 m.kgf a 2.800 rpm, números próximos ao do Fiat Fire 1,25 de 16 válvulas.
Continua

Compare o Fit aos principais concorrentes
Em nosso ponto de vista, o novo Honda competirá sobretudo com os menores monovolumes nacionais, embora hatches, sedãs e peruas pequenos também possam ser enquadrados como concorrentes indiretos
Modelo Compri-
mento
Motor Potência Itens de série Preço
Chevrolet Meriva 4,04 m 1,8 102 cv - R$ 34.260
Chevrolet Meriva 16V 4,04 m 1,8 16V 122 cv - R$ 38.370
Honda Fit LX 3,83 m 1,35 80 cv BI/AC R$ 33.960
Honda Fit LXL 3,83 m 1,35 80 cv BID/AC/ABS R$ 36.600
Mercedes A 160 Classic 3,57 m 1,6 102 cv BID/AC/ABS R$ 36.377
Mercedes A 190 Classic 3,57 m 1,9 125 l BID/AC/ABS R$ 42.131
Renault Scénic RT 4,16 m 1,6 16V 110 cv BID R$ 39.790
Convenções: BI = bolsa inflável para o motorista; BID = bolsas infláveis para motorista e passageiro; AC = ar-condicionado; ABS = freios antitravamento; preços vigentes em 25/4/03

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