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Suspensão multibraço

Os motores do Focus são unidades ainda modernas, embora o Mondeo 2001 já as esteja substituindo na Europa (saiba mais). Adotam duplo comando, quatro válvulas por cilindro e injeção multiponto seqüencial, além de cárter estrutural de alumínio (o bloco é de ferro, ao contrário das versões de 1,4 e 1,6 litro européias). Sua potência está bem inserida na categoria: o 1,8 tem 115 cv, mais que Xsara, Astra e Peugeot 306, embora abaixo do Brava HGT; o dois-litros chega a 130 cv, pouco menos que Astra 16V (que agora tem 136 cv), mas bem acima do Mégane, Astra e Bora de oito válvulas.

A suspensão é a mais moderna da categoria: multibraço na traseira e com subchassis em ambos os eixos. Cada motor utiliza um câmbio específico, mas não há opção de automático

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O torque máximo (16,3 m.kgf no motor menor e 17,9 m.kgf no maior) poderia estar em regime mais baixo, como todos buscam hoje, mas a marca alega que ambos oferecem 80% do valor total entre 1.500 e 6.000 rpm. De acordo com o fabricante, o Focus hatch 1,8 alcança velocidade máxima de 194 km/h e o dois-litros de 205 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 e 9,8 segundos, na mesma ordem.

São marcas bastante boas, assim como o consumo declarado, com até 14,8 km/l em estrada (hatch 1,8). A transmissão do 1,8, a mesma do Escort, é fabricada em Taubaté, SP, e a do dois-litros na Argentina. Ambas adotam comando por cabo, mais preciso que o tradicional por varão, e embreagem de acionamento hidráulico, que se mantém suave por muito tempo e não transmite vibrações.
Os motores são os conhecidos Zetec 16V do Escort e do Mondeo, com potência (115 e 130 cv) bem inserida na categoria. O mais potente (foto) leva o três-volumes a 205 km/h
O engate da marcha a ré as diferencia para o motorista, pois só o dois-litros requer uso de anel-trava -- no 1,8 é direta, como uma sexta marcha. Ambas recorrem a relações longas, que produzem cerca de 3.000 rpm a 120 km/h, garantia de conforto em estrada. Esperamos que a "torcida das marchas curtas" não leve a Ford a eliminar esse ponto positivo do Focus, como aconteceu com vários nacionais (o mais recente foi o Mercedes A 160).

O novo carro possui suspensão traseira multibraço, como a do Vectra, que busca melhor posicionamento das rodas em qualquer tipo de curva, com ou sem carga, acelerando ou não. Seus componentes são estampados, para menor peso, e a marca informa reduções de atrito de 20% na direção e 30% na suspensão. A dianteira é convencional, McPherson, e ambas adotam
subchassi.

O Focus sul-americano, além dos motores adequados às gasolinas locais, adota pratos mais altos na suspensão dianteira, molas mais longas (altas) e novos batentes, incluindo hidráulicos para os amortecedores -- medida importante para passagem suave por lombadas, mas esquecida em diversos modelos vendidos aqui, como Citroën Xsara, Peugeot 206 e Chrysler Neon. A altura livre do solo cresceu 10 mm.
O preço ainda é guardado em segredo, mas a expectativa é de que o básico custe cerca de R$ 30 mil, e o três-volumes sem opcionais, algo como R$ 38 mil Clique para ampliar a imagem
A direção, assistida, é bastante rápida: apenas 2,9 voltas entre batentes. Os freios de série do 1,8-litro são a tambor na traseira, enquanto o dois-litros (e o 1,8 como opcional) adota discos em todas as rodas, sistema antitravamento ABS e distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD). Os pneus também são diversos, com maior largura e rodas de 15 pol nos Focus mais caros. Há controle de tração (desligável) na versão Ghia, item inédito no segmento, mas de pouca utilidade no Brasil.

E como é dirigir a novidade? A Ford proporcionou aos jornalistas um bom percurso de avaliação no lançamento no Uruguai: 120 km com uma versão, 45 km com outra. Logo de início percebem-se a amplitude do interior e o baixo nível de ruído -- tanto mecânico quanto aerodinâmico e de rolamento --, frutos do projeto moderno. As respostas dos motores são boas diante dos concorrentes, para o que concorre o peso abaixo da média do segmento.
Depois de certa timidez nos últimos anos, a Ford se revitaliza com um dos mais modernos e premiados carros do segmento
As marchas longas contribuem para o baixo nível de ruído em estrada. A suspensão absorve muito bem as irregularidades e vai agradar bastante em comportamento dinâmico. É mais firme e precisa que no Brava e no Golf, sem ser dura como a do Astra. Ou seja, a tradição da marca de suspensão macia não foi ofendida, mas o Focus está apto ao dirigir rápido sem más surpresas.

Surpresa mesmo seria não obter boa aceitação com esse automóvel moderno, bem-equipado e, conforme promessas da Ford, de preço competitivo. Ao que parece, depois de duas gerações do Escort (
saiba mais sobre seu futuro), a Ford parte para uma terceira fase de sucesso no segmento dos médio-pequenos, que tanto vem crescendo no mercado brasileiro.
Ficha técnica
MOTOR 1,8-litro - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,6 x 88 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 115 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 16,1 m.kgf a 4.400 rpm.
MOTOR 2-litros - idem, exceto:
Diâmetro e curso: 84,8 x 88 mm. Cilindrada: 1.988 cm3. Potência máxima: 130 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 17,9 m.kgf a 4.500 rpm.
CÂMBIO - manual; 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, traseiros a tambor; ou traseiros a disco, antitravamento (conjunto opcional no básico e de série no Ghia).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,9 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, independente, multibraço, braços longitudinais e transversais, estabilizador.
RODAS - 14 pol, pneus 185/70 R 14, ou 15 pol, pneus 195/60 R 15 (conjunto opcional no básico e de série no Ghia).
DIMENSÕES (hatch) - comprimento, 4,15 m; largura, 1,7 m; altura, 1,48 m; entre-eixos, 2,615 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 350 a 1.205 l; peso, 1.129 kg.
DIMENSÕES (três-volumes) - idem, exceto:
comprimento, 4,36 m; porta-malas, 490 l; peso, 1.160 kg.
Desempenho e consumo
Hatch 1,8-litro Sedã 2-litros
DESEMPENHO - velocidade máxima, 194 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10,4 s. DESEMPENHO - velocidade máxima, 205 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 9,8 s.
CONSUMO - em cidade, 10,1 km/l; em estrada, 14,8 km/l. CONSUMO - em cidade, 9,6 km/l; em estrada, 14,2 km/l.
Dados do fabricante

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