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A estabilidade do Vectra não foi afetada pelos novos elementos de borracha, mantendo um limite alto e previsível, embora os pneus "gritem" mais do que se deseja. Os freios, com discos também na traseira e sistema antitravamento (ABS) no carro avaliado, cumprem sua função com eficiência e a direção é leve e precisa, sem a incômoda maciez excessiva que assolava seu antecessor, o -- saudoso para muitos -- Monza.

Com curso dos pistões ampliado e bielas não muito longas, o motor 2,2 de oito válvulas tornou-se áspero em altos regimes: merecia as árvores de balanceamentos aplicadas ao 16V

Amadurecido depois de cinco anos de mercado, o Vectra GLS parece-se mesmo com o velho e bom Monza do final da década de 80, que já não despertava olhares de espanto por seu estilo, mas conquistava milhares com um conjunto acertado em termos de conforto, robustez e desempenho. Mas que ficaria melhor com os acertos que sugerimos, não há a menor dúvida.

Comentário técnico
> Ao passar de 2 para 2,2 litros, o motor do Vectra manteve o diâmetro dos cilindros, 86 mm, e o curso dos pistões passou de 86 para 94,6 mm. Embora o comprimento das bielas tenha aumentado de 143 para 148 mm, a relação r/l (que confronta essa medida ao curso dos pistões) tornou-se desfavorável, 0,31, explicando as vibrações detectadas em altos regimes. O ideal é que não supere 0,30.
> No motor de 16 válvulas, que equipa o Vectra CD e também o GLS de câmbio automático, duas árvores de balanceamento no bloco, acionadas por engrenagens a partir da terceira manivela do virabrequim, giram em sentido contrário ao deste e com o dobro de sua velocidade. O objetivo é anular as chamadas forças de inércia de segunda ordem, que provocam vibrações e aspereza. Espera-se que um dia esse recurso chegue ao motor de oito válvulas disponível no Brasil.
> O comando de câmbio por cabos em vez de varão era adotado na linha GM, até então, apenas no câmbio do Astra GLS 16V. Para o fabricante há a vantagem do posicionamento flexível da alavanca, enquanto o usuário pode contar com engates mais precisos -- ganho não constatado no carro avaliado.
> A suspensão utiliza subchassis dianteiro e traseiro, elemento importante para obter boa absorção de irregularidades. O sistema posterior é multibraço, de concepção moderna, que posiciona melhor as rodas nas várias situações de uso do que o eixo de torção -- utilizado no Monza, no antigo Vectra e que persiste no Astra, entre outros.
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 86 x 94,6 mm. Cilindrada: 2.198 cm3. Taxa de compressão: 9,2:1. Potência máxima: 123 cv a 5.200 rpm. Torque máximo: 19,4 m.kgf a 2.800 rpm. Injeção multiponto semi-seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,58; 2) 2,14; 3) 1,48; 4) 1,12; 5) 0,89; diferencial, 3,74. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.540 rpm. Regime na velocidade máxima: 5.750 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 256 mm ø; traseiros a disco, 250 mm ø (opcional); antitravamento (opcional).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10 m (entre guias).
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, com estabilizador; traseira, independente, multibraço, com estabilizador.
RODAS - 5,5 x 14 pol.; pneus, 185/70 R 14 H.
DIMENSÕES - comprimento, 4,447 m; largura, 1,707 m; altura, 1,41 m; entreeixos, 2,64 m; bitola dianteira, 1,484 m; bitola traseira, 1,47 m; capacidade do tanque, 57 l; porta-malas, 500 l; peso, 1.265 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 195 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10,6 s.
CONSUMO - em cidade, 9,5 km/l; em estrada, 14 km/l.
Dados do fabricante
Garantia e assistência
Garantia, 2 anos ou 50.000 km, o que ocorrer primeiro; rede de concessionárias, 474; informações de fábrica, 0800 194200.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2001; pneus, Firestone Firehawk 70; quilometragem inicial, 2.400 km.

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