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O BCWS avaliou o Hilux também em percursos fora-de-estrada, com terra e lama, onde a tração 4x4 e a redução puderam ser utilizadas com proveito. Mais uma vez, não restaram dúvidas sobre sua valentia e robustez, transmitindo a sensação de um produto adequado a essas solicitações. Como se vê, a aplicação correta do veículo é essencial para a satisfação do usuário.

E por falar em satisfação, a Toyota bem poderia providenciar algumas melhorias: ajustes de altura para o banco do motorista (bem mais próximo do assoalho do que em outros picapes, o que nem todos apreciam) e para os cintos dianteiros, bolsa inflável também para o passageiro (os concorrentes têm), hodômetros digitais (menos vulneráveis a comerciantes desonestos) e um rádio/toca-CD mais prático. O Alpine atual, além de só funcionar com a chave no contato, requer que se aperte o botão por 3 s para ser desligado, o que não se justifica.

Clique para ampliar a imagem O desempenho está bem inserido dentro da categoria, mas o preço poderia ser mais baixo para atrair os adeptos de Ranger e S10, seus principais concorrentes

Em contrapartida, alguns aprimoramentos trouxeram mais segurança: bolsa inflável para o motorista, encostos de cabeça e cintos de três pontos para dois ocupantes da traseira (pena que a posição do banco seja muito desconfortável) e sistema antitravamento de freios (ABS) "de verdade", ou seja, nas quatro rodas. S10 e Ranger (exceto a versão Executive do GM) o têm apenas nas posteriores, o que apenas evita o travamento dessas rodas sem carga, mas não garante a dirigibilidade esperada de um ABS.

Em comparação a esses concorrentes, o Hilux SRV perde em desempenho e estética, mas traz mais equipamentos de série que o S10 (como freios ABS e bolsa inflável). Seu preço é que poderia ser mais baixo: R$ 70.453, não muito interessante diante dos R$ 62.209 do S10 DeLuxe, R$ 67.282 do Ranger XLT e R$ 56.900 do Mitsubishi L200 GLS, todos a diesel, com cabine dupla e tração 4x4.

O motor turbodiesel, com controle eletrônico de injeção e acelerador, e suas curvas de potência e torque

Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: ND. Cilindrada: 2.982 cm3. Taxa de compressão: ND. Potência máxima: 116 cv a 3.600 rpm. Torque máximo: 32,1 m.kgf a 2.000 rpm. Bomba injetora rotativa de controle eletrônico, injeção indireta, e turbocompressor.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 4,313; 2) 2,33; 3) 1,436; 4) 1,00; 5) 0,838; diferencial, 3,727. Regime a 120 km/h em 5a.: 2.700 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, ø ND; traseiros a tambor, ø ND; antitravamento.
DIREÇÃO - de esferas recirculantes, assistência hidráulica; diâmetro de giro, ND.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos, barra de torção, estabilizador; traseira, eixo rígido, molas semi-elíticas.
RODAS - 15 pol; pneus, 235/75 R 15 S.
DIMENSÕES - comprimento, 4,895 m; largura, 1,69 m; altura, 1,765 m; entreeixos, 1,765 m; bitolas, ND; capacidade do tanque, 65 l; caçamba, ND; peso, 1.780 kg.
DESEMPENHO E CONSUMO - dados não fornecidos pelo fabricante.
ND = não disponível
Comentário técnico
> O motor da Toyota é o único no segmento com controle eletrônico da injeção de combustível, como nos veículos a gasolina e álcool, e acelerador eletrônico. Essas tecnologias também equipavam o Detroit Diesel utilizado no extinto Dakota.
> A Toyota adotou, inicialmente nas versões turbodiesel apenas, a roda-livre automática nas rodas dianteiras. A roda-livre existe para que a tração suplementar nesse eixo seja efetivamente desativada quando não for necessária, evitando o movimento (e desgaste a longo prazo) de semi-árvores e outros componentes. Muitos praticantes do fora-de-estrada preferem o comando manual, como no Hilux antigo, por sua confiabilidade, mas o automático é melhor em conveniência: evita que se esqueçam as "rodas presas" em modo 4x2 ou -- pior -- que o motorista só se lembre de engatar as rodas depois de entrar em um atoleiro.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2002; pneus, Firestone Firehawk ATX; quilometragem inicial, 7.000 km.
Garantia e assistência
Garantia, 3 anos sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 68; informações de fábrica, (11) 3089-9100.

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