Isso também se refletiu no consumo, ponto
crítico do dois-litros: na cidade, passou de 9 para 9,2
km/l, e na estrada, de 13,6 para 13,8 km/l (tanto sedã
quanto Weekend, sempre pelos dados do fabricante). Claro
que, se bem usados, os 160 cv resultarão em marcas bem
menos comedidas. |
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A suspensão foi
recalibrada e os freios passaram aos mesmos da versão
Turbo (discos de 281 mm à frente e 240 mm atrás), mas a
primeira modificação pode passar despercebida. A
Weekend continua bastante macia, com a traseira oscilando
em curvas e até nas retas, num comportamento oposto ao
que se conhecia da Fiat há alguns anos. Nada que comprometa a segurança: trata-se apenas de se habituar a esse perfil. Fica, porém, a dúvida se os compradores de Marea, que a Fiat diz serem interessados em esportividade, não prefeririam uma suspensão quase tão firme quanto a da versão Turbo -- esta, sim, precisa e agradável de dirigir rápido. |
Com a nova motorização, os Mareas afastam-se ainda mais do segmento médio-pequeno a que pertencem, superando em potência muitos médio-grandes |
A linha foi enriquecida
com mais equipamentos de série. As versões ELX e HLX já
vêm com bolsa inflável para o motorista e a Turbo traz
as duas bolsas frontais, ficando as laterais como opção.
Luzes de leitura traseira, rodas de alumínio, toca-CD,
espelho com cobertura no pára-sol do motorista e pára-brisa
degradê são de fábrica na ELX. Para HLX e Turbo há retrovisor interno fotocrômico. Aqui, uma pequena crítica: o fio escuro aparece sobre a carcaça clara do espelho quando se vê de fora, um descuido de fácil correção. Enfim, o Marea básico, SX, vem de fábrica com abertura interna do porta-malas (apenas sedã), imobilizador (Fiat Code), terceira luz de freio e novas luzes de cortesia. E a linha toda passou a contar com garantia de dois anos. |
As novas rodas são mais largas e alojam os mesmos freios da versão Turbo, sem alteração nos pneus. Apesar da suspensão recalibrada, a perua continua macia e oscilando em curvas |
Os novos preços não ultrapassam 5% de aumento: a Weekend HLX sem opcionais passou para R$ 46.460, com o sedã ELX começando em R$ 39.254. Diante do ganho em desempenho nas situações cotidianas e da oferta de equipamentos de série, é um aumento bem justificável, que trará condições ainda maiores para o crescimento do Marea no mercado. |
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