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A conclusão é óbvia: o desempate acontece em favor do 1,6. O dois-litros fica apenas com a imagem de motor maior, ainda considerada importante por alguns. A Renault deveria providenciar o quanto antes a adoção de sua versão 16V de 140 cv, disponível há anos no Laguna. Como declara que em breve não haverá mais motores importados nos modelos produzidos no Brasil e Argentina, a marca praticamente admite essa intenção, já que não haveria sentido em fabricar aqui o oito-válvulas.

Concorrência do segmento dos médio-pequenos está cada vez maior, mas a Renault ficou bem aparelhada com este Mégane mais atual e eficiente
O comportamento dinâmico do Mégane, que não havia agradado em avaliação anterior do sedã (leia comparativo com Astra e Marea), pareceu melhor no percurso de quase 100 km em ruas e estradas da região de Campinas, SP, onde foi apresentado aos jornalistas. Aguardaremos a avaliação completa para um julgamento definitivo. Os freios receberam distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD) e sensores ativos, que mantêm a atuação do antitravamento mesmo em velocidade muito baixa.

Um ponto a melhorar é o comando de câmbio, algo duro e nem sempre preciso, além de o engate da quinta exigir que se estenda o braço. Estranho, em ambos os motores, é o movimento da alavanca quando se acelera, como detectado no Clio.

Rodas de 15 pol dão bom efeito visual e parecem ter sanado o instável comportamento dinâmico da versão anterior
Chegamos aos preços. O hatch custa R$ 27.500 (RT) e R$ 33.500 (RXE), enquanto o sedã sai por R$ 3.000 a mais em cada versão -- não se cobra, portanto, pelo motor dois-litros adotado apenas no sedã RXE. São preços bem posicionados na categoria M1 (médio-pequenos), recheada por boas opções como Brava/Marea, Astra hatch e sedã, Golf, A3, Xsara, 306 e, em breve, o Focus da Ford. Mas a Renault agora está bem armada para a briga.
Ficha técnica
  1,6 litro 2 litros
MOTOR
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote no cabeçote
Válv. por cilindro 4 2
Diâmetro e curso 79,5 x 80,5 mm 82,7 x 93 mm
Cilindrada 1.598 cm3 1.998 cm3
Taxa de compressão 10:1 9,8:1
Alimentação Injeção multiponto seqüencial
Potência máxima 110 cv a 5.750 rpm 115 cv a 5.400 rpm
Torque máximo 15,1 m.kgf a 3.750 rpm 17,5 m.kgf a 4.250 rpm
CÂMBIO
Marchas 5
Tração dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco
Traseiros a tambor
Antitravamento sim (apenas RXE) sim
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro 10,7 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente McPherson, estabilizador
Traseira independente, braço arrastado, barras de torção transversais
RODAS
Dimensões 6 x 15 pol
Pneus 185/60 R 15 H
DIMENSÕES
  hatch sedã
Comprimento 4,164 m 4,436 m
Largura 1,698 m
Altura 1,435 m
Entre-eixos 2,58 m
Capac. tanque 60 l
Porta-malas 348 l 510 l
Peso 1.140 kg (RT),
1.160 kg (RXE)
1.170 kg (RT),
1.200 kg (RXE)
Desempenho e consumo
  1,6 litro 2 litros
Velocidade máxima 189 km/h 190 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,6 s 10,5 s
Consumo em cidade 12,1 km/l 8,3 km/l
Consumo em estrada 15,9 km/l 13,4 km/l
Dados do fabricante

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