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Além de hora, data e temperatura externa, ele traz informações convenientes no fora-de-estrada -- bússola, altímetro, barômetro e indicador de diferenças de rotação entre as rodas -- e de manutenção, como prazo de troca de óleo e fluidos. Altitude e temperatura das últimas quatro horas permanecem registradas. O brilho do mostrador é regulável e é fácil se acostumar às indicações.

A Mitsubishi também oferece um sistema de entretenimento para o banco traseiro do cinco-portas, composto por videocassete com monitor de cristal líquido (LCD) de 10 polegadas, montado no teto e ajustável em inclinação. Aceita instalação de DVD (vídeo digital) e videogame. Instalado em concessionária, custa R$ 4.800.

Até spoiler traseiro foi previsto na versão curta, que se beneficia dos aperfeiçoamentos técnicos e em conforto do Pajero mais longo

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O banco traseiro do Pajero três-portas é modesto em largura e o acesso a ele está longe de ser confortável. Só o dianteiro direito corre para a frente para ampliar o espaço, retornando à posição original por memória mecânica -- mas o ajuste de encosto se perde. Pelo lado esquerdo o acesso é impraticável. No cinco-portas o espaço e o acesso são amplos e há molas a gás para rebatimento do banco, seja para ampliar o volume de bagagem, seja para acesso ao terceiro assento, que aloja duas crianças.

Esse banco, com encostos de cabeça e cintos de três pontos (apenas o central do segundo banco é
subabdominal), pode ser guardado sem dificuldade (por um sistema mecânico similar ao de um sofá-cama) no espaço sob o assoalho do porta-malas, gerado pela nova posição do tanque de combustível. Se desejado, pode ser removido do veículo e o amplo espaço -- há um menor no três-portas -- utilizado para objetos. Os encostos de cabeça agora têm lugar nas laterais do compartimento, o que os proprietários de Pajero sempre reivindicaram.

Câmbio manual-automático e quatro modos de tração

Os motores do novo Pajero Full são conhecidos, mas o três-litros se beneficia do cabeçote com quatro válvulas por cilindro, que eleva a potência de 150 para 181 cv. O turbodiesel da própria Mitsubishi tem bom rendimento, com potência máxima de 125 cv a 4.000 rpm (regime elevado para o tipo de motor) e intercooler. Ambos oferecem câmbio automático de quatro marchas Invecs II, que se adapta às condições de uso e ao modo de dirigir do motorista.

O painel central, com aplique plástico imitando madeira, traz mostrador digital com bússola, altímetro, barômetro e até indicador de diferenças de rotação das rodas


Abaixo dele, o toca-CD, controles de ventilação (sem ajuste automático de ar-condicionado), disqueteira para cinco discos e o câmbio manual-automático, tendo ao lado a alavanca seletora de tração

A estrela da linha, porém, é o V6 de 3,5 litros, 202 cv e 31,5 m.kgf de torque, dotado de série de câmbio automático Invecs II de cinco marchas com o chamado Sports Mode ou modo esportivo -- a função de trocas manuais e seqüenciais quando desejado pelo motorista. Além de pouco comum em utilitários-esporte, o sistema da Mitsubishi tem a peculiaridade de não intervir nas trocas de marcha, ao contrário dos conhecidos Tiptronic, AutoStick, etc.

Pode-se manter o limite de giros, sem passar à marcha superior, ou acelerar fundo em rotação bastante baixa sem que seja feita redução. Ao parar o veículo, porém, é colocada a primeira. Já o modo automático pode, por exemplo, provocar em descidas redução de quinta para terceira marcha, se detectado um motorista que freia com freqüência. Nas mesmas condições, um usuário que freia pouco indicaria ao câmbio que pode ser mantida a quinta marcha, ou utilizada esta e a quarta.

Outro destaque do Pajero Full diante da concorrência é o completo sistema de tração, com quatro modos: apenas traseira, para menor consumo (inexistente no Explorer e Grand Cherokee); 4x4 com distribuição de torque variável, entre 50% e 67% para o eixo traseiro; 4x4 com bloqueio do diferencial central, o que garante 50% de torque para cada eixo (o Pathfinder não possui diferencial central, gerando atrito de pneus em manobras fechadas com tração integral acionada); e 4x4 com bloqueio e reduzida (Explorer não adota reduzida).
Interior ganhou em refinamento e espaço. O câmbio com Sports Mode (operação manual) inclui indicador de marcha no painel e há controlador de velocidade

O sistema de engate é eletrônico e não requer esforço na alavanca do console. Apenas a reduzida exige a parada do veículo; os modos restantes podem ser engatados a até 100 km/h, com indicação por um gráfico no painel. E o Pajero três-portas traz ainda bloqueio do diferencial traseiro.

A suspensão dianteira do novo Mitsubishi adota braços duplos e molas helicoidais, conjunto dos mais eficientes, e oferece curso 30 mm maior. Na traseira o arcaico eixo rígido deu lugar a moderno sistema multibraço, também com maior curso. E os freios, a disco ventilado nas quatro rodas, são dotados de antitravamento (ABS), distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD) e o inédito servofreio hidráulico (HBB), que substitui o sistema tradicional a vácuo e identifica em menor tempo as frenagens pânicas. Continua

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