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O topo de linha, o V6 de 2,8 litros e 30 válvulas, perdeu potência (de 193 para 190 cv) e torque (de 28,5 para 26,5 m.kgf). Mas permanece rápido e veloz, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 s e máxima de 235 km/h (229 na Variant). O único câmbio oferecido é o Tiptronic de cinco marchas. Ao contrário da Europa, onde há controle de estabilidade (ESP) de série em toda a linha, o dispositivo não vem para o Brasil.

Filetes cromados nos instrumentos, porta-óculos no teto e local para copos no console são novidades para todas as versões, que trazem de série ar-condicionado automático e abertura das portas a distância

O Best Cars Web Site dirigiu a Variant 1,8 turbo por cerca de 30 quilômetros, nos arredores de São Paulo, e o sedã V6 por alguns quilômetros na capital. Boas impressões constatadas em avaliações anteriores permanecem, como o baixo nível de ruído, ótima distribuição de torque -- o turbo atinge seu máximo a apenas 1.750 rpm -- e precisão direcional típica dos carros alemães de grande desempenho. O câmbio Tiptronic é fácil de usar e trabalha com eficiência irrepreensível em qualquer situação.

Alguns inconvenientes apontados na avaliação da Variant (saiba mais), em 1999, mostram-se sanados. O extintor de incêndio passou para a frente do banco do passageiro, não mais incomodando o motorista; há luz indicadora de portas abertas, computador de bordo com indicação de consumo em km/l (antes só litros/100 km, padrão europeu) e temporizador dos controles elétricos de vidros, além do citado retrovisor fotocrômico. Outros permanecem: o retrovisor direito é muito pequeno e faltam encosto de cabeça e cinto de três pontos para o quinto ocupante.

Motor V6 2,8 perdeu potência e torque para atender a novas normas de emissões. A novidade é o 2,0 de 8 válvulas que substitui o 1,8 de 20, com perda de 9 cv, mas ganho em baixa rotação

O Passat pode ser adquirido em concessionárias ou, com convidativos 10% de desconto, através do telefone 0800 787755 ou do site www.passatnet.com.br. No último ano a VW vendeu 65% das unidades por estes dois meios, o que só confirma o acerto de -- antes tarde do que nunca -- convidar a mídia Internet para o lançamento do produto.

Apesar de cerca de 5% mais baixos em dólares, os preços subiram em reais (veja tabela). O V6 custa perto de R$ 120 mil, faixa dos maiores e mais potentes Alfa Romeo 166 e Chrysler 300M, além de cerca de 50% mais caro que um Chevrolet Omega. Mas a reforma deixou o Passat ainda mais agradável de ver e de possuir, apto a enfrentar a revitalizada concorrência que vem aí -- até que surja uma nova geração, daqui a dois ou três anos.

Ficha técnica
Passat V6 Tiptronic sedã
MOTOR - longitudinal, 6 cilindros em V; duplo comando no cabeçote, 5 válvulas por cilindro. 82,5 x 86,4 mm. Cilindrada: 2.771 cm3. Taxa de compressão: 10,6:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 190 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 26,5 m.kgf a 3.200 rpm.
CÂMBIO - manual-automático; 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,4 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, quatro braços, estabilizador; traseira, eixo de torção, estabilizador.
RODAS - 7 x 15 pol.; pneus, 205/60 R 15V.
DIMENSÕES - comprimento, 4,703 m; largura, 1,746 m; altura, 1,462 m; entreeixos, 2,703 m; capacidade do tanque, 62 l; porta-malas, 475 l; peso, 1.476 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 235 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 9,3 s. CONSUMO - em cidade, 6,7 km/l; em estrada, 12,5 km/l.
Dados do fabricante

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