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O desempenho não entusiasma, mas dá conta do recado: 180 km/h de velocidade final e 0-100 km/h em 11,5 s, de acordo com a VW. Se o Polo também não é um campeão de economia, as marcas de 12 km/l em cidade e 15,8 km/l em estrada (também de fábrica) são coerentes para seu porte e potência. As relações de câmbio chegam a ser curtas demais para as características do motor, gerando rotações desnecessárias em viagem -- a VW poderia usar câmbio 4+E, de quinta longa, como no Gol 1,8 até 1994, ou ao menos fazer coincidir as rotações de potência e velocidade máximas. O acelerador deveria tornar-se mais leve, mas os engates são precisos. 

A ausência de versão 1,0 cria uma lacuna na linha VW. Com o veterano motor AP de 1,8 litro e 97 cv, o Polo Classic oferece ótimas respostas em baixa rotação, mas poderia ter a transmissão mais longa

A suspensão do Polo está bem calibrada para nossas condições, equilibrando estabilidade e conforto em doses adequadas a um modelo familiar. O que precisa ser corrigido -- ou melhor, já o deveria desde que o carro chegou ao Brasil -- são os amortecedores sem batente hidráulico, que produzem ruído ao "descer" de lombadas, transmitindo sensação de fragilidade. O recurso é comum em carros nacionais e chegou a ser implantado nas unidades do Fiat Tipo italiano que vinham ao Brasil, o que mostra que basta a VW desejar.

Mas não é um problema grave -- e, em troca, o carro oferece opcionais de segurança como freios antitravamento (ABS) e duas bolsas infláveis. À fabricação argentina, ainda rejeitada por muitos, não se atribui nenhuma falha ou imperfeição do modelo avaliado e até a pintura do cofre do motor equivale-se à externa, o que não acontece em um caro Vectra CD.

Diferente da linha Gol por usar motor transversal, o Polo é agradável de dirigir e tem boa estabilidade. A VW deveria alterar os amortecedores para evitar ruído ao descer de lombadas Clique para ampliar a imagem

O preço de R$ 26.760 (podendo chegar a R$ 35.493 com todos os opcionais; veja relação abaixo) é que poderia ser mais competitivo diante do Corsa Sedan Super (R$ 22.766), Siena ELX (R$ 24.950) e Clio Sedan RN (R$ 24.350), os três com motor de 1,6 litro, sendo os dois últimos com 16 válvulas e potência superior à do VW. E o Polo deve ser logo substituído por um derivado do projeto PQ-24, do qual também nascerá o novo Gol. Mas ainda é uma opção a considerar. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Acionamento elétr. vidros D / T O/ND
Ajuste de altura bancos E / D S/ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D O
Alarme / controle a distância O/O
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático O/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND
Câmbio automático ND
Comando int. porta-malas ND
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina O
Freios antitravamento (ABS) O
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro NA
Luzes de leitura D / T ND
Luz traseira de neblina S
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD O
Relógio S
Repetidoras laterais de direção S
Rodas de alumínio O
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico O/O
Travamento central O
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro

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