> O PT
Cruiser é 10 cm mais curto que o Neon de que deriva, mas tem
apenas 5 cm a menos entre eixos. É também 18 cm mais alto. |
> O motor
2,0 é o mesmo do Neon e Stratus LE, mas com a diferença do
duplo comando de válvulas. A potência aumenta de 133 para
141 cv, e o torque, de 17,7 m.kgf a 4.850 rpm para 19,2 m.kgf a 4.150 rpm. |
> O câmbio
automático possui controle eletrônico, que coordena as
mudanças de marcha e o adapta ao modo de dirigir do
motorista. |
> Enquanto a
suspensão dianteira vem do Neon, a traseira McPherson deste
último dá lugar a um eixo de torção com braços arrastados
-- à semelhança do Passat de 1974 -- e o chamado
paralelogramo de Watt (desenho abaixo).
Este é um sistema de localização transversal de eixo
traseiro, composto de duas barras transversais e um balancim
no meio do eixo, ao qual as duas barras são ligadas a partir
da cada lado do chassi ou do monobloco.
Sua vantagem sobre a barra Panhard, como no Passat, é não
haver deslocamento lateral da carroceria em relação ao eixo
em momento algum do funcionamento da suspensão traseira. |
> E não
deixa de ser curioso abrir o capô do PT, alto e estreito, e
encontrar um motor de montagem transversal, que não existia
ao tempo dos modelos que inspiraram seu estilo. |
|
MOTOR - transversal,
4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido,
cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 87,5 x 83 mm. Cilindrada: 1.995
cm3. Taxa de compressão: 9,6:1. Potência máxima: 141 cv a 5.700 rpm. Torque máximo:
19,2 m.kgf a 4.150 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
|
CÂMBIO
- automático, 4 marchas; tração dianteira. Relações:
1) 2,84;
2) 1,57; 3) 1,00; 4) 0,69; diferencial, 3,91. Regime a 120 km/h em
Drive: 2.700 rpm. Regime na
velocidade máxima em Drive: 4.750 rpm. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, ø ND;
traseiros a disco, ø ND; antitravamento. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, 11,1 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, com
estabilizador; traseira, eixo de torção com braços arrastados,
paralelogramo de Watt e estabilizador. |
RODAS
- 6 x 16 pol.; pneus, 205/55 R 16 H. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,288 m; largura, 1,705 m; altura, 1,601 m; entreeixos,
2,616 m; bitola dianteira, 1,481
m; bitola traseira, 1,478 m; capacidade do tanque, 57 l; porta-malas,
538 a 1.821 l; peso, 1.366 kg. |
|