Emoção integral Motor
turbo de 225 cv e tração nas quatro rodas |
Versões de alto desempenho existem, antes de tudo, para agregar prestígio aos fabricantes, atrair movimento às concessionárias e levar à compra dos modelos mundanos de que derivam. É o caso dos AMG da Mercedes-Benz, da série M da BMW e, naturalmente, das versões "S" da Audi. |
Rodas de 17
pol com pneus 225/45, spoiler traseiro, amplas tomadas de ar, duplo
escapamento: é fácil distinguir por fora o S3 |
A diferença de preço
de R$ 48 mil, ambos com três portas e câmbio manual, parece absurda para duas versões do mesmo carro, mas não é. O S3 é praticamente outro automóvel sob a mesma pele do irmão mais acessível, a começar pela tração integral Quattro -- que neste caso nada tem em comum com o sistema habitualmente usado pela Audi. O sistema do S3 transmite torque às rodas traseiras apenas quando se detecta uma perda de aderência do eixo dianteiro
(saiba mais). |
Com base no
conhecido 1,8-litro de 20 válvulas, a Audi aplica um turbo de grande A curva de torque plana pode levar o leitor a pensar em um carro dócil, quase sem emoções. Engano: saindo devagar com o S3, mas acelerando a fundo, o motorista sente uma mudança de personalidade logo que o conta-giros chega a 2.000 rpm. As costas colam ao banco e sucede-se então uma seqüência muito rápida de trocas de marcha, que pode terminar
perto de 200 km/h, na velocidade máxima da quinta. Acabou? Não: falta a sexta, que
o leva à final de 243 km/h (contra 238 km/h do motor antigo). Se preferir sair já "quente", o usuário pode acelerar de 0 a 100 em 6,6 s, melhora de 0,2 s sobre o S3 anterior.
Continua |
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